quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VERDADES E MENTIRAS SOBRE A HIPNOSE.

O que é a hipnose?
Martínez Perigod e Asís definem a hipnose como um “estado alterado da consciência no qual as idéias são aceitas através de sugestões em vez de avaliação psicológica”.
Berheim a define como um estado mental particular, que pode ser produzido e que aumenta a sugestionabilidade, entendida como a tendência para ser influenciado por uma idéia aceita pelo cérebro e para ser transformada em ação.
A British Medical Association a define como um estado passageiro de atenção modificada na pessoa, estado que pode ser produzido por outra pessoa e onde diversos fenômenos podem aparecer espontaneamente ou em resposta a estímulos, sejam verbais ou de outro tipo. Esses fenômenos compreendem uma mudança na consciência e na memória, uma suscetibilidade agravada pela sugestão e aparição na pessoa de respostas e idéias que não são familiares a ela em seu estado de ânimo habitual.
Como podemos ver, todos os autores estão de acordo em que a hipnose produz um estado diferente ao da vigília habitual e permite a modificação de quase toda conduta habitual humana.
Existe uma clara tendência em confundir hipnose e sugestão. Isso não é certo. O fenômeno da hipnose implica muito mais do que simples respostas às sugestões. A sugestão é algo pontual enquanto a hipnose é um estado em que se chega depois de um processo.
Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?
Com poucas exceções, qualquer pessoa, se quiser, pode ser hipnotizada. O contrário também é válido, ou seja, quem não quer, não será.
A hipnose é essencialmente uma questão de cooperação entre quem esta hipnotizando e o hipnotizado. Não se trata de nenhum tipo de poder que uma pessoa exerça sobre outra (mesmo que alguns queiram que acreditemos), portanto não há forma de fazer que alguém pense no que não quer. Os hipnoterapeutas irão tentar ajudá-lo a conseguir o que você deseja, não o que eles querem.
Já que a cooperação é tão importante, não poderão ser hipnotizados quem não for capaz de cooperar, como deficientes mentais, crianças (menores de 5 ou 6 anos), quem estiver sobre influência de álcool, etc.
A pessoa ideal seria aquela que tem boa imaginação visual, deseja ser hipnotizada e mostra grande cooperação.
As pessoas que pensam ter uma “forte vontade” e que por isso não podem ser hipnotizadas, estão enganadas. Deveriam ser sinceras e dizer que simplesmente não desejam ser hipnotizadas.
Também tem quem pensa que somente os doentes mentais podem ser hipnotizados, porém seja mais fácil que ocorra o contrário, como explicamos antes.
Em que tipo de problemas a hipnose é eficaz?
A hipnose pode ajudar em inúmeros problemas.
Sabendo que não é uma técnica psicológica, não resolverá nenhum problema, mas ajudará muito em quase todos aqueles que tenham um papel importante: os fatores emocionais.
A hipnose tem demonstrado eficácia em áreas, tais como: deixar de fumar, emagrecer, todos os tipos de fobias, insônia, dor crônica, impotência, enxaquecas, parto, timidez, comer unhas, hipertensão, etc.

2 comentários:

  1. amigo, não acreditar é um direito seu mas insisto é ciencia desde 1949 eu trabalho ha 13 anos e tenhos resultados satisfatórios e com tratamentrro sério a maioria profissionais da área da saúde com grandes conhecimentos.abração e obrigado pleo comentário.

    ResponderExcluir