sexta-feira, 13 de abril de 2012

VOCÊ TEM ÉTICA?

A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. O homem é um ser-no-mundo, que só realiza sua existência no encontro com outros homens, sendo que, todas as suas ações e decisões afetam as outras pessoas. Nesta convivência, nesta coexistência, naturalmente têm que existir regras que coordenem e harmonizem esta relação. Estas regras, dentro de um grupo qualquer, indicam os limites em relação aos quais podemos medir as nossas possibilidades e as limitações a que devemos nos submeter. São os códigos culturais que nos obrigam, mas ao mesmo tempo nos protegem. As normas de que estamos falando têm relação como o que chamamos de valores morais. São os meios pelos quais os valores morais de um grupo social são manifestos e acabam adquirindo um caráter normativo e obrigatório. A moral pode então ser entendida como o conjunto das práticas cristalizadas pelos costumes e convenções histórico-sociais. É algo adquirido como herança e preservado pela comunidade. A ética seria então uma espécie de teoria sobre a prática moral, uma reflexão teórica que analisa e critica os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral. O dicionário Abbagnado, entre outras considerações nos diz que a ética é "em geral, a ciência da conduta" . "A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano." (Sanchez Vasquez) Assim como os problemas teóricos morais não se identificam com os problemas práticos, embora estejam estritamente relacionados, também não se podem confundir a ética e a moral. A ética não cria a moral. A ética depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral, ou seja, com uma série de práticas morais já em vigor e, partindo delas, procura determinar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes da avaliação moral, a natureza e a função dos juízos morais, os critérios de justificação destes juízos e o princípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais. A ética também estuda a responsabilidade do ato moral, ou seja, a decisão de agir numa situação concreta é um problema prático-moral, mas investigar se a pessoa pôde escolher entre duas ou mais alternativas de ação e agir de acordo com sua decisão é um problema teórico-ético, pois verifica a liberdade ou o determinismo ao qual nossos atos estão sujeitos. A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social. Sendo a ética uma ciência, devemos evitar a tentação de reduzi-la ao campo exclusivamente normativo. Seu valor está naquilo que explica e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas. A ética também não tem caráter exclusivamente descritivo pois visa investigar e explicar o comportamento moral, traço inerente da experiência humana. Não é função da ética formular juízos de valor quanto à prática moral de outras sociedades, mas explicar a razão de ser destas diferenças e o porque de os homens terem recorrido, ao longo da história, a práticas morais diferentes e até opostas. TESTE DE ÉTICA Segue abaixo as características de algumas personalidades. Acompanhe mentalmente e imagine cada um deles. Tente descobrir quem são eles. DICA: São todos muito famosos! 1-Jovem aristocrata, homossexual, dono de uma escola para rapazes; 2-Negro, pastor, teólogo, revolucionário, pacifista, condenado por desordem pública; 3-Artesão, desempregado, sem-teto, amigo de ladrões, condenado a morte; 4-Músico, filho de uma mulher com Sífilis, surdo e temperamental; 5-Criança difícil, não falou até os três anos, reprovado na escola fundamental, perseguido pela polícia; 6-"Nerd", tímido, pouco popular na escola, desobedeceu os pais e saiu do curso de Matemática no terceiro ano para colocar seu próprio negócio; 7-Estudioso, portador de múltiplas deficiências causadas por uma doença rara e sem cura; 8-Estudioso, não fuma, não bebe, solteiro, grande organizador, escreveu um livro intitulado "Minha Luta"; 9-Filho adotivo da aristocracia, grande administrador, admirador de música e de teatro, construiu grandes obras; 10-Moço tímido na adolescência, soldado e trabalhador voluntário, teve boa educação, casado, teve 12 filhos; 11-Prostituta, perseguida e condenada a morte; 12-Órfã de pai, tímida, religiosa, tem problemas cardíacos; 13-Filho de imigrantes, foi coroinha, atleta, graduado em Direito, foi condenado à prisão por 15 anos; 14-Órfã, criada em orfanato, adotada várias vezes até se casar, aos 16 anos, viciada em drogas; 15-Viciado em cocaína, especialista em sexualidade, fumante; 16-Seu pai recusou-se a reconhecer a paternidade, ainda jovem acusado por atentado ao pudor. Pintor. Agora, saiba quem são os personagens que estão por trás de cada característica acima, e SURPREENDA-SE: 1-PLATÃO 2-MARTIN LUTHER KING 3-JESUS CRISTO 4-BEETHOVEN 5-ALBERT EINSTEIN 6-BILL GATES 7-STEPHEN HAWKINS 8-ADOLF HITLER 9-NERO 10-OSAMA BIN LADEN 11-MARIA MADALENA 12-MADRE TERESA DE CALCUTÁ 13-FIDEL CASTRO 14-MARILYN MONROE 15-SIGMUND FREUD 16-LEONARDO DA VINCI Conclusão: já parou para pensar em como nos armamos do direito de julgar as pessoas apenas por conhecer algumas características delas? Cada ser humano é especial e tem muito a mostrar para o mundo. Não temos o direito de fazer julgamentos precipitados por nossa própria conta. Sempre precisamos enxergar os dois lados da moeda. OBS: esse teste foi feito com os alunos da disciplina Ética, do curso de Comunicação Social - Relações Públicas, em 2009! FONTE: PENSADORES AMADORES.

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