quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A IMPORTANCIA DE CADA VITAMINA E MINERAIS EM NOSSO ORGANISMO.

VITAMINAS.





Introdução:





Um dos capítulos mais importantes da nutrologia(ciência que estuda os alimentos) é sem dúvida representado pelas vitaminologia, ou seja o estudo das vitaminas.
Desde as experiência de Lavoisier, no século XVIII, até os estudos de Funk, chegando ao ano de 1920, encerrando, tem se discutido e estudado a respeito. No período de 1920 a 1940 , foi retomado esses estudos o qual foi evoluindo os estudos e perfere até hoje. As vitaminas hoje tem sua importância na formação de uma vida orgânica saudável, e cura e prevenção de doenças.
As vitaminas se classificam em lipossolúveis- solúvel em gorduras (A,D,E,K) e hidrossolúveis- solúvel em água- (complexo B e Vitamina C).
Na seqüência será listada as vitaminas e suas funções como fontes, toxidade das seguintes vitaminas:
Vitamina A .
Vitamina D.
Vitamina E.
Vitamina k.
Vitamina B1 ou Tiamina.
Vitamina B6 ou ribolfavina
Vitamina B12 ou Cobalamina e cianocobalamina.
Vitamina C ou Ácido Ascórbico.





Vitamina A: também conhecida como retinol, axeroftol:
A vitamina A foi descoberta há 1500 A C onde Hipócrates aconselhava seu tratamento como uso tópico como fígado tostado ou frito, assim como a ingestão do órgão.
Toxidade: carência e excesso: os sinais de carência caracterizam pela alterações de origem ectodermica., afecções do trato hepático, sprue, colite, hemeralopia, nictalopia, ou cegueira noturna, xeroftalmia, pele seca, e áspera, baixa resistência a infeções.
O excesso dessa vitamina esta relacionado a(carotenemia)palidez e amarelamento da pele, fortificação óssea integrada(todos os ossos do corpo inclusive os dentes).
Fontes: encontra-se a vitamina A na forma de pró-vitamina A(carotenos)
Alimentos de origem animal: leite, creme de leite, manteiga, queijos amarelos e gordos, fígado, gema de ovos, óleo de fígado de peixe.
Vegetal: todos os vegetais de cor amarela e verde escura como: couve, rúcula, brócolos, manga, abóbora, cenoura, milho, beterraba, tomate.

Vitamina D, calciferol ou anti-raquítica.

A vitamina D, na verdade é um hormônio, existe poucos alimentos que o contém, sua maior fonte é a exposição ao sol9raios ultravioletas) para que seu precursor possa sintetizá-la.
Toxidade-carencia e excesso- a carência da vitamina D esta relacionada o raquitismo, osteomalacia, e cáries dentárias, além de descalcificação óssea.
O excesso dessa vitamina pode contribuir para uma calcificação muito rígida dos ossos e dentes,mal absorção do fósforo e do cálcio.
Fontes: vitamina D de origem vegetal (ergocalciferol) resultante de plantas expostas na radiação de ergosterol em estufas.
D2 ou colecalciferol: óleo de fígado de bacalhau, como resultado de 7-deidrocolecalciferol um hormônio na pele.
Além dessas fontes podemos citar: leite, gema do ovo, manteiga e seus derivados.

OBS: pessoas que trabalham a noite ou que se expõem muito pouco ao sol devem receber um suplemento de vitamina D sempre prescrito por nutricionista ou médico.

Vitamina E. tocoferol, vitamina antiestéril.

Toxidade-carencia e excessos: estudos recentes têm relacionado a carência a problemas na reprodução, distrofia muscular, problemas do sistema nervoso, e anemia macrocítica.
Já os excessos nada consta em nomenclaturas a respeito.
Fontes alimentares: óleos vegetais, (soja, oliva, algodão, dendê) as hortaliças verdes, os ovos, as carnes, e alguns peixes mais gordurosos.

Vitamina K, naftoquinona, anti-hemorrágica.

Toxidade-carencia e excesso- sua carência está relacionada a ao retardamento da coagulação sangüínea causando assim hemorragias.
Seu excessos pode causar uma coagulação intensa do sangue devido ao aumento da protombina.
Fontes: vegetais verdes folhosos principalmente couve, alfafa, espinafre e rim e fígado.


VITAMINAS DO COMPLEXO B.


Tiamina B1: aneurina ou vitamina antiberibérica.

Toxidade-carencia e excessos: A manifestações de carência extrema de Tiamina causa o beribéri (eu não posso) de onde a dieta é rica em glicides o que aumenta a necessidade da vitamina, causa também perturbações do trato gastrointestinal, (anorexia, indigestão, prisão de ventre, atonia gástrica, acloridria) no sistema nervoso (apatia, fadiga, irritação nervosa, paralisia) e no sistema cardiovascular(debilitação do músculo cardíaco, vaso dilatação periférica, e edemas) o excesso dessa vitamina pode levar ao acumulo de carboidratos nas células nos processos digestivos.
Fontes: levedo de cerveja, carnes, ovos, queijos, fígados, leguminosas secas, cereais integrais, vegetais.

Piridoxina, vitamina adermina ou B6.

Toxidade-carencia e excessos-: a sua carência causa insônia, nervosismo, irritabilidade, dor abdominal, e dificuldade no andar. Em alguns indivíduos observou-se anemia hipocromica. em crianças ataques convulsivos.seus excessos nada observou além de pequena dor abdominal.
Fontes: levedura, fígado, rim, carnes, trigo, milho, leguminosas, verduras, leite e ovos.

Vitamina B12, cianocobalamina.

A vitamina B12 é a única que contém cobalto na sua formulação , existe no alimentos de origem animal.

Toxidade-carencia e excessos: sua carência pode causar anemia, desordem degenerativas, já seus excessos é tóxico devido ao cobalto podendo causar alergias, dor abdominal.
Fontes: fígado, rim, carnes, leite, ovos , queijos.


Vitamina C ou ácido ascórbico.

Toxidade-carencia e excessos: a carência extrema de vitamina C causa o escorbuto, doenças musculares e circulação, já seus excessos pode aumentar a fixação do ferro e causar hepatites , infeção nos rins. A vitamina C previne gripes, resfriados, ajuda na circulação do sangue, fortalece os ossos e dentes.
Fontes: laranja, mamão, uva, abacaxi, melancia, mexerica, vegetais, limão, caju, goiaba...os alimentos de origem animal são pobres em vitamina C, com exceção do leite humano que contém boa fonte dessa vitamina.



















Bibliografia.






Nutrição e dietética.
Sá, Neide Gaudence- nutricionista.
Livraria Nobel S.A
7.ª edição.



Tabela de composição Química dos Alimentos
Franco, Guilherme.Dr.
Livraria Atheneu
9.a edição.


Guia de Nutrição clínica e hospitalar.
Schor, Nestor e autores integrados.
Manole

Nenhum comentário:

Postar um comentário