quinta-feira, 23 de junho de 2011

insônia pode aumentar risco cardiovascular em pacientes com transtorno bipolar, diz pesquisa apresentada na reunião da Associated Professional Sleep Societies


Na última década tem havido crescente preocupação com a elevada prevalência de fatores de risco cardiovasculares no transtorno bipolar. Paralelamente a estes achados, evidências epidemiológicas sugerem que sintomas de insônia (dificuldades para começar a dormir ou se manter adormecido e acordar muito cedo) estão independentemente associados com maiores taxas de fatores de risco cardiovasculares na população geral.
O objetivo do estudo, apresentado na reunião anual da Associated Professional Sleep Societies, foi avaliar a associação entre sintomas de insônia e fatores de risco cardiovasculares em pessoas com transtorno bipolar, na National Comorbidity Survey - Replication (NCS-R).
A prevalência dos fatores de risco como obesidade, hipertensão arterial e diabetes/hiperglicemia foi comparada em 3 grupos de entrevistados com doença bipolar com base na presença de:
1. Sintomas de insônia crônica.
2. Sintomas de insônia aguda.
3. Problemas de sono no ano passado.
As taxas de obesidade e de hipertensão arterial foram estatisticamente maiores em pacientes bipolares do grupo 1 (41,8% e 28,8%) e do grupo 2 (43,7% e 24,1%) em comparação com pacientes bipolares que não apresentavam alterações do sono (19,7% e 5,9%). Diabetes/hiperglicemia não diferiram significativamente entre os grupos.
Os resultados mostram que, na população estudada, os sintomas de insônia, especialmente aqueles que são de natureza
crônica, podem conferir risco para a obesidade e para hipertensão arterial na doença bipolar.
NEWS.MED.BR, 2011. Insônia pode aumentar risco cardiovascular em pacientes com transtorno bipolar, diz pesquisa apresentada na reunião da Associated Professional Sleep Societies. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2011.

TRATAMENTO PARA INSONIAS:

EXISTEM MUITAS PLANTAS CALMANTES QUE PRODUZ EFEITO SEMELHANTE AO DE UM ANSIOLITICO (RÉMEDIO PARA DORMIR) PORÉM, DE FORMA NATURAL, DENTRE ELAS ; ERVA-CIDREIRA OU CAPIM CIDREIRA, MELISSA, KAVA-KAVA, PODENDO SER CONSUMIDA NA FORMA DE CHÁ ANTES AO DEITAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário