quinta-feira, 28 de abril de 2011

ESTRESSE: TEM JEITO DE MELHORAR?


O que é o estresse? Ele é necessariamente ruim?

O estresse é uma reação às pressões excessivas ou a outros tipos de demanda que o indivíduo se impõe ou que a vida coloca sobre ele. Essas pressões podem vir de muitas fontes diferentes e, quando o seu efeito combinado é excessivo, o estresse ocorre. Isso significa que ele não é bom para você. É um estado doentio do corpo, da mente ou de ambos.

A conhecida reação de “fuga ou luta” em resposta a um fator estressante é uma resposta a um desafio percebido e não é necessariamente ruim para o indivíduo. Pode até ser favorável para alertar sobre possíveis ameaças e preparar para a tomada de decisões importantes.

No entanto, permanecer neste estado por tempo prolongado significa que reações químicas estão ocorrendo continuamente no organismo e o resultado podem ser diversas doenças como, por exemplo, a formação de tumores malignos. Este é o estresse que faz mal às pessoas.

O que fazer para aliviar o estresse?

1. Aprenda a gerir o seu tempo de forma mais eficaz

Gastamos muito tempo fazendo tarefas sem importância, especialmente quando estamos estressados, por isso priorize no seu dia os trabalhos mais relevantes. Aqueles que podem esperar permitem que você tenha tempo para fazer outras atividades menos desgastantes. Além disso, é válido não adiar as tarefas desagradáveis. Procure fazê-las primeiro, quando você está mais descansado. Abandonar o que precisa ser feito provoca uma grande dose de estresse.

2. Adote um estilo de vida saudável

Dieta saudável, exercícios físicos regulares, sono adequado e descanso do corpo aumentam a capacidade de lidar com o estresse que possa vir a ocorrer. Se qualquer uma dessas áreas não está funcionando bem na sua vida, este pode ser um sinal de alerta. Não ignore, peça alguma ajuda.

3. Conheça os seus limites e não exagere

Causamos a nós mesmos um grande estresse porque gostamos que as pessoas nos aprovem e não queremos decepcioná-las. Assim, acabamos por fazer mais do que deveríamos. Aprenda a delegar eficazmente e ser assertivo para que você possa dizer não sem culpa, quando for necessário, sem prejudicar ou ofender outras pessoas.

4. Saiba o que lhe causa tensão

Dedique tempo para descobrir o que está preocupando você e tente mudar seus pensamentos e comportamentos para reduzir o mal estar. A avaliação do estresse pode ajudar a compreender as causas, as implicações desses sentimentos para a sua saúde e como gerenciar, lidar e fazer as alterações necessárias para alcançar uma vida mais plena e tranquila.

5. Evite conflitos desnecessários

O excesso de argumentação realmente vale o seu esforço? Não brigue com pessoas queridas. Não vale à pena. Procure uma solução positiva para ambas as partes envolvidas em uma discussão. O meio termo pode ajudar. Muitas vezes abrir mão em determinadas situações de vida é o melhor a fazer. Saiba qual é a causa real do problema e aprenda a lidar com isto.

6. Aceite as coisas que você não pode mudar

Mudar uma situação difícil, nem sempre é possível. Se este for o caso, reconheça e aceite as coisas como elas são. Concentre-se naquilo que pode ser modificado, empenhe-se no seu melhor e aceite suas falhas.

7. Tire um tempo para relaxar e recarregar as baterias

Um intervalo de uns 10 dias consecutivos por ano é recomendado para descansar e executar seu trabalho de maneira mais eficaz quando retornar. Mesmo uma curta pausa de 10 ou 15 minutos no meio da jornada de trabalho ajuda a relaxar e a concentrar melhor no que você está fazendo.

8. Encontre tempo para sair com os amigos

Amigos podem nos ajudar a ver as coisas de uma maneira diferente. As atividades que fazemos com eles nos ajudam a dar umas boas risadas e mudar o estado mental. Rir estimula o sistema imunológico que fica enfraquecido durante o estresse.

Se ficar estressado, procure se envolver em alguma atividade física. Ela libera substâncias químicas no seu corpo que amenizam o estresse. Práticas de relaxamento, exercícios de respiração, massagens e uma variedade de terapias complementares ajudam a re-equilibrar o corpo.

9. Tente ver as coisas de forma diferente, desenvolva um estilo de pensamento positivo

Se algo está te incomodando, fale sobre o seu problema com alguém antes que ele alcance proporções inaceitáveis. Muitas vezes uma conversa com um amigo ou um familiar ajuda a ver as coisas de uma perspectiva diferente e menos estressante. Considere também procurar a ajuda de um profissional experiente, a fim de alcançar o resultado desejado e evitar problemas de saúde. Um psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra pode auxiliá-lo bastante nestes momentos.

10. Evite o álcool, a nicotina e a cafeína como mecanismos de enfrentamento do estresse

No longo prazo, esses mecanismos de enfrentamento das questões complexas que todos nós precisamos resolver na vida só fazem aumentar o problema ou criar um outro. A cafeína e a nicotina são estimulantes. O corpo reage a elas com o aumento da resposta ao estresse ou até mesmo causando ansiedade. O álcool é uma substância química depressiva! Todos eles não são uma boa opção, mesmo que a princípio pareçam causar alívio.

ABC.MED.BR, 2011. Estresse: tem jeito de melhorar?. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2011.

HOMENS HIPERTENSOS COM MAIOR FORÇA MUSCULAR VIVEM MAIS, SEGUNDO PESQUISAS.

Hipertensão arterial: homens hipertensos com maior força muscular vivem mais

Como já era sabido, a força muscular é inversamente associada à mortalidade geral em homens saudáveis. O estudo atual, publicado no Journal of the American College of Cardiology, mostrou que esta mesma associação foi encontrada em homens hipertensos.

Participaram do estudo Aerobics Center Longitudinal Study 1.506 homens hipertensos com 40 anos ou mais. O período de seguimento foi de 1980 a 2003, no qual ocorreram 183 mortes. Após ajustes estatísticos, os participantes com maior força muscular mostraram menor risco de morte. Quando a força muscular e a aptidão cardiorrespiratória foram analisadas em conjunto, aqueles com maior força muscular, associada à melhor aptidão cardiorrespiratória tiveram o menor risco de mortalidade.

Os resultados mostram que a maior força muscular protege homens hipertensos de morte por todas as causas e isto parece ser um benefício que se soma à maior aptidão cardiorrespiratória.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology, Volume 57, de 3 de maio de 2011

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DENGUE E PRINCIPALMENTE A DO TIPO 4.

A dengue tipo 4 (DENV- 4) é a menos comum dos três tipos existentes no Brasil, mas os casos aumentaram nos últimos meses. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus ficou 28 anos sem aparecer no país e foi detectado novamente em julho do ano passado. Este ano, já foram comprovadas até o momento 77 ocorrências em oito estados brasileiros - Amazonas, Pará, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.

Apesar de não haver grandes diferenças em relação aos diferentes tipos de dengue, esse aumento de incidência do quarto vírus preocupa o governo e os especialistas. Ao mesmo tempo, prevenir a expansão é fácil e precisa do empenho de toda a sociedade. Logo abaixo, o infectologista Celso Granato, do Fleury Medicina e Saúde, de São Paulo, e o infectologista Marcos Cyrillo, da Sociedade Brasileira de Infectologia, esclarecem as principais dúvidas sobre a dengue 4.
O grande perigo é que, cada vez que uma pessoa tem dengue, aumenta o risco de ter a forma hemorrágica
1. A dengue tipo 4 é a mais grave dos vírus da dengue?
Não. De acordo com Celso Granato, os quatro vírus são parecidos entre si: "Quando uma pessoa contrai dengue não dá para saber qual é o tipo pelos sintomas, porque são os mesmos para todos". Por isso, independente do vírus, a pessoa pode apresentar dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarreia e vômito.

2. Então por que há tanta preocupação com a dengue tipo 4?
Com mais um tipo circulando no Brasil, as chances das pessoas contraírem dengue diversas vezes é maior. "Quem teve dengue do tipo 1, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos", esclarece Marcos Cyrillo, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O grande perigo é que, cada vez que uma pessoa tem dengue, aumenta o risco de ter a forma hemorrágica, o quadro mais grave da doença. O infectologista Granato explica que isso acontece porque, quando o organismo já tem anticorpos de um tipo, facilita a entrada de outro vírus na célula sanguínea. "Os anticorpos não identificam aquele novo vírus como inimigo e, ao permitirem sua entrada nas células, aumentam as chances de evoluir para a dengue hemorrágica", afirma o especialista.

Dessa forma, Granato faz a seguinte comparação: em cada mil pessoas com dengue, geralmente três apresentam a forma hemorrágica. Já a cada mil pessoas com dengue pela segunda vez, 30 poderão ter na forma mais grave. Pela terceira vez, esse número vai para aproximadamente 60.

3. Como descobrir se estou com dengue tipo 4 e não de outro tipo?
Há um kit distribuído pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) que permite fazer um teste para descobrir o vírus. Aqui no Brasil, é realizado em laboratórios como o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Foi esse exame que permitiu ao Ministério da Saúde indicar a dengue do tipo 1 como a mais comum no Brasil, representando 73% dos casos no primeiro trimestre de 2011.

4. Pode haver uma epidemia de dengue do tipo 4?
Os especialistas acreditam que sim, provavelmente no verão, quando o calor for maior. No entanto, é algo simples de ser evitado. "A incidência da dengue do tipo 4 é maior nos estados que menos fazem a prevenção corretamente", explica Granato. Prevenir esse tipo de dengue ou qualquer outro significa impedir a proliferação do mosquito transmissor. E isso começa dentro da casa de cada um, combatendo focos de água parada. Essas medidas já estão dando certo: o Ministério da Saúde indicou que o número de notificações de dengue no Brasil caiu nos três primeiros meses de 2011 (254.734 casos), em comparação com o mesmo período de 2010 (448.701 casos).
5. Por que ainda não há uma vacina contra a dengue?
Exatamente pelo fato de existirem quatro tipos de vírus. "Imagine só: você vacina uma pessoa contra a dengue do tipo 4, ou seja, faz com que ela crie anticorpos contra esse vírus. No entanto, caso ela seja infectada por outro dos três tipos, terá mais chances de ter dengue hemorrágica", adverte Granato. Se for criada uma vacina contra os quatro tipos e um novo vírus aparecer, o perigo será o mesmo. É por isso que a prevenção deve ser feita evitando o acúmulo de água.

6. Como posso saber se estou com dengue ou com uma gripe comum?
Como os sintomas são muito parecidos, só dá pra saber fazendo exame de sangue. Caso você suspeite que esteja com dengue, é só ir o quanto antes a um pronto socorro ou a um médico clínico geral. É importante lembrar que a aspirina deve ser evitada nesses casos, porque ela altera as plaquetas do sangue - células que ajudam na coagulação sanguínea -, assim como o vírus da dengue também provoca essas alterações, podendo causar mais sangramentos.

PÁSCOA SEM CULPA.

Adoro chocolate. Os brancos são meus favoritos: a boca enche de água só ao imaginar aquela massinha doce e macia começando a derreter... Na Páscoa, as tentações estão por todos os lados. No supermercado, as prateleiras transbordam com ovos lindos e brilhantes. Aquela amiga manda e-mails, oferecendo produtos caseiros e eu aqui, suando para manter minha dieta.

Se a tortura é parecida no seu caso, melhor respirar fundo e tentar se controlar antes que o estrago seja feito. Para evitar exageros, separei uma série de dicas que sempre me ajudam quando preciso segurar meu destempero. Espero que elas também sejam úteis quando pintar aquela mousse linda na mesa e você precisar resistir.

Mas, se precisar de uma forcinha extra, conte comigo e com toda a equipe do Dieta & Saúde. Juntos, vamos vencer mais este desafio e alcançar o peso ideal sem deixar que nenhum tabletinho abale nossa convicção. Boa Páscoa e até a próxima.



Almoço de Páscoa
1. Inicie a refeição com um prato recheado de saladas e legumes cozidos. Esses alimentos apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras que dão maior sensação de saciedade.

2. Tempere as saladas com azeite, limão, vinagre. O azeite é rico em calorias e, por isso, tenha moderação.

3. Para acrescentar mais sabor às saladas, utilize frutas picadas como, por exemplo, maçã, laranja e manga.

4. Uma opção para fugir dos molhos mais calóricos para temperar a salada é utilizar ervas frescas como o manjericão, alecrim ou cebolinha.

5.Opte por carnes mais magras como o filé mignon, lagarto, peixes, aves (sem a pele). Retire a máxima quantidade de gordura visível do alimento.

6. A bacalhoada é rica em calorias. Uma porção média apresenta 170 kcal. Assim, se for irresistível, controle a quantidade ingerida.

7. Como acompanhamento, evite as massas com molhos ricos em gorduras como quatro queijos e branco. Dê preferência para as massas com molho de tomate.

8. Para a sobremesa, a melhor opção é as frutas . Evite doces muito elaborados como mousse, tortas e bolos.

Entretanto, se não for preparar o almoço de Páscoa e não tiver controle sobre os alimentos e preparações que forem servidas, siga pequenas regras:
"Se percebeu que está exagerando, pare!"
9. Não repita a refeição;

10. Controle a quantidade dos alimentos ingeridos;

11. Opte pelas preparações menos calóricas;

12. Não pegue um pouco de tudo que for servido. Escolha a preparação de preferência;

13. Na sobremesa, se houver várias opções, prefira as menos calóricas. Se frutas forem oferecidas, opte por elas.

Chocolate
É quase impossível ficar ileso a um ovo de Páscoa. Nessa hora, o controle é fundamental. Mas é possível passar sem que a alimentação corra algum risco. Abaixo, algumas dicas:



14. Se está determinado a eliminar os quilos a mais, avise as pessoas que podem dar algum ovo de Páscoa. Diga que, nesse momento, a melhor opção é o ovo menor;

15. Não ingira um ovo ou uma caixa de bombom em um único dia! Comer pequenas quantidades nos dias próximos da Páscoa diminuirá o risco de desistir da dieta;

16. O chocolate diet é tão calórico quanto os tradicionais (ao leite, meio amargo). Não caia na armadilha de escolher o diet pensando que com ele o estrago será menor;

17. Se ganhou muitos ovos ou se ele for o maior, divida-os com as pessoas. Não coloque o esforço e a determinação a perder só por causa do chocolate;

18. Se percebeu que está exagerando, pare! Não é porque exagerou em um momento do dia que deverá exagerar (1788) o dia inteiro.
Previna-se
Se esse período do ano é crucial para você e algum exagero é certo de ocorrer, uma semana antes, aumente um pouco a restrição calórica da alimentação.

Além disso, determinar uma rotina de exercícios é importante para aumentar o gasto calórico e, assim, minimizar os prejuízos que o excesso alimentar trará.
Inclua mais chocolate na dieta sem engordar
Em dias normais já fica difícil resistir à tentação do chocolate, imagine em época de Páscoa, quando somos rodeados pela guloseima. O problema é que a gostosura vem cheia de calorias e gorduras que afetam a dieta. Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), 100 gramas de chocolate (algo em torno de 10 bombons) podem chegar a incríveis 580 calorias. Mas é possível não virar refém do doce. Amanda indica que, quando o desejo bater, o melhor é comprar a quantidade exata a ser consumida. "Não há força de vontade que resista ao estoque dessa maravilha", alerta a especialista. Mas há maneiras de incluir essa delícia na dieta sem sentir o peso da culpa na balança. Confira:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O QUE É A AURICULOTERAPIA ?



É um tratamento de acupuntura na orelha, uma prática ainda pouco conhecida, mas que já vem sendo desenvolvida desde as antigas civilizações orientais. A medicina apresenta novas descobertas, sempre buscando soluções para nossas angústias e desconsolo. Uma delas é a medicina alternativa que, para muitos, pode parecer uma bobagem, mas não é bem assim.

Este tratamento terapêutico consiste na estimulação dos pontos cutâneos específicos da orelha, promovendo assim uma estabilidade interna do organismo.

Ao observarmos a orelha (também conhecida como pavilhão auricular), podemos notar sua semelhança com um feto de cabeça para baixo. Se massagearmos os lóbulos da orelha, que representam a cabeça, simultaneamente com a ponta dos dedos indicador e polegar por 10 minutos, é possível aliviar dores de cabeça. Isto prova que os estímulos em regiões da orelha se refletem em nosso organismo.

Em 1951, o médico francês Paul Nogier recebeu em seu consultório um paciente relatando que sofria de dor ciática e já havia tentado todos os tratamentos possíveis na época sem sucesso. Porém, em uma viagem à Espanha, uma curandeira de Marselha cauterizou determinado ponto em sua orelha e curou a dor ciática. A partir deste fato, ele começou a pesquisar outros pontos da orelha para verificar até que ponto esta relação era verdadeira. Descobriu que na China e no Egito já havia registros de tratamentos utilizando alguns poucos pontos auriculares, mas nada muito profundo e científico. Mais tarde, graças à sua determinação, o primeiro mapa auricular completo com todos os órgãos e vértebras do corpo foi desenvolvido e chegou às mãos do então presidente da China, Mao, que viu na Auriculoterapia uma forma de simplificar a acupuntura. Os técnicos chineses então assimilaram ao máximo este trabalho, adaptando às noções de meridianos e Yin e Yang. Em Dezembro de 1972, a Unidade de Pesquisas do Exército do Povo, com sede em Naquim, publicou o primeiro livro especializado com o Mapa chinês que possuía 200 pontos auriculares.
Cada ponto auricular é uma terminação nervosa

O estímulo exercido sobre um determinado ponto percorre os ramos nervosos até o tronco cerebral e, em seguida, até a região do córtex cerebral correspondente ao órgão ou função estimulada, de onde é enviada uma mensagem da glândula hipófise (pituitária) que governa todas as glândulas do corpo, para equilibrar as funções do órgão estimulado.

Quando sucedem desequilíbrios em nosso organismo, eles se manifestam no ponto ou na área da orelha correspondente ao órgão ou função comprometida, por meio de mudanças morfológicas, na coloração da pele, dor à pressão, baixa resistência elétrica etc. O ponto diagnosticado é então empregado para o tratamento, aplicando sobre ele agulhas, sementes, cristais de quartzo, eletroestimulação, entre outros, obtendo assim a melhora dos sintomas e da causa do desequilíbrio.

Na Auriculoterapia é possível tratar qualquer tipo de desequilíbrio, seja ele de fundo orgânico ou nervoso. A técnica pode ser associada a qualquer terapia como a Fitoterapia (plantas medicinais), os Florais de Bach, Essências de Cristais, Cura Prânica, Reiki e muitas outras. As crianças também podem ser tratadas pela Auriculoterapia com a vantagem de não ocorrer efeitos colaterais. A única contra-indicação seria para as gestantes até o 5º mês de gravidez, pois existem pontos que atuam sobre o útero e poderiam provocar o aborto. Os resultados mais conhecidos dado o seu sucesso são os de emagrecimento, tabagismo, TPM e dores de qualquer origem.

Atualmente, a Auriculoterapia é considerada parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, e pode ser utilizada tanto como técnica complementar à Acupuntura quanto como técnica principal, pois possui um corpo teórico independente no tratamento e diagnóstico de distúrbios, sendo, inclusive, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por estimular o próprio organismo a se curar, produzindo substâncias que venham restabelecer o funcionamento equilibrado dos órgãos, a Auriculoterapia vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento, dentro da área das Terapias Naturais, no mundo e agora também no Brasil.
COMO É UMA SESSÃO DE AURICULOTERAPIA?
Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental, quanto na visão própria da Auriculoterapia. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool a 75% ou polvidine alcoólico, as sementes são devidamente colocadas, presas por microporo, de forma indolor e deixadas no local, sendo somente retiradas depois de 5 dias as que ainda se mantiverem no local.
COMO LOCALIZAR UMA ZONA OU PONTO AURICULAR?

O pavilhão auricular de cada pessoa apresenta forma e tamanho distintos, variando devido à raça, compleição física e características individuais. Estas pequenas variações não afetam o posicionamento dos pontos auriculares, que se distribuem como um feto em posição cefálica, determinando os princípios gerais da representação de cada uma das partes do corpo humano no pavilhão auricular. Para obtermos maior precisão nos pontos necessários a serem trabalhados, utilizamos o auxílio do aparelho chamado de “Explorador Elétrico Auricular” que sinaliza os pontos que estão verdadeiramente reativos.
PARA QUE SERVE?

Além dos casos de dor, obesidade, bronquite etc., várias outras doenças funcionais podem ser tratadas pela Auriculoterapia. Dentro da concepção chinesa, seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela estão: gastrite, úlcera, estresse, depressão, ansiedade, sinusite, insônia, hipertensão arterial, obesidade, diabetes etc.
QUANDO COMEÇAR O TRATAMENTO?

De preferência no início dos sintomas. Quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo. O lado preventivo da Auriculoterapia consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos, na fase de mal estar que precede a doença.
PODE MISTURAR OUTROS TRATAMENTOS COM A AURICULOTERAPIA?

Não é proibido associar a Auriculoterapia a outros tratamentos. Psicoterapia, fisioterapia, homeopatia, Florais, Essências de Cristais, Terapia Prânica e tratamento alopático, geralmente são beneficiados pela associação com a Auriculoterapia (ou com Acupuntura), ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.
QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DA AURICULOTERAPIA?

Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente. Alguns pacientes podem se sentir relaxados após a sessão.
QUAL É O MECANISMO DE AÇÃO?

Pela medicina chinesa, seria devido ao restabelecimento dos canais de energia do corpo (meridianos), levando a um equilíbrio e harmonia do corpo. Pela medicina ocidental, sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A Auriculoterapia (ou a Acupuntura) também tem ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A Auriculoterapia (ou a acupuntura) é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa. Há similaridades entre os efeitos da Acupuntura e da Auriculoterapia, os obtidos pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.

terça-feira, 12 de abril de 2011

ESTRESSE, SAIBA O QUE FAZER.

ESTRESSE E SUA SAÚDE.
FONTE: Adaptação : Filhos do estresse- Publicação Herbarium -2009
Quais são as causas mais comuns do estresse? O estresse pode manifestar-se por uma variedade de razões, incluindo acidente traumático, morte ou situação de emergência. Estresse também pode ser efeito colateral de alguma doença grave. Há também o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares. É difícil dizer para ficar calmo e relaxado em nossas vidas agitadas. Porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse. Sua saúde depende disso.
Quais são alguns sinais iniciais do estresse? Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.
Como o estresse afeta a saúde? Todas as pessoas têm estresse. Temos estresse de curto prazo, como quando perdemos o horário do ônibus. Até eventos normais do cotidiano podem ser estressantes Outras vezes encaramos estresse de longo prazo, como discriminação, doença incurável ou divórcio. Esses eventos estressantes também afetam nossa saúde em muitos níveis. O estresse de longo prazo pode elevar seu risco de alguns problemas de saúde, como depressão. Tanto o estresse de curto ou quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo. Estresse dispara mudanças no organismo e aumenta a probabilidade de ficar doente. Ele também piora problemas de saúde já existentes. Estresse pode ter influência nos seguintes problemas:
Dor de cabeça ,Dificuldade para dormir ,Constipação ,Diarréia ,Irritabilidade Falta de energia ,Falta de concentração ,Comer demais ou não comer ,Raiva ,Tristeza ,Maior risco de acessos de asma e artrite ,Tensão ,Cólica estomacal ,Inchaço do estômago ,Problemas de pele, como urticária ,Depressão ,Ansiedade ,Ganho ou perda de peso ,Problemas no coração ,Pressão alta ,Síndrome do intestino irritado ,Diabetes ,Dor nas costas e/ou pescoço ,Menor apetite sexual ,Dificuldade de engravidar
Estresse causa úlcera?
Os médicos costumavam achar que úlcera era causada pelo estresse e comidas apimentadas. Agora sabemos que estresse não causa úlcera -- apenas a irrita. Na verdade a úlcera é causada por uma bactéria chamada H. pylori. Ainda não se sabe como as pessoas contraem essa bactéria, provavelmente deve ser pela comida ou água. Úlcera é tratada com uma combinação de antibióticos e outros remédios. E dieta específica.
Quais são alguns dos eventos mais estressantes na vida? Qualquer mudança em nossas vidas pode ser estressante -- até as mais felizes como ter um filho ou arrumar um novo emprego. Aqui estão alguns dos eventos mais estressantes na vida:
Morte do cônjuge ( companheiro(a)esposo(a) ,Divórcio ,Separação marital ,Passar um tempo na cadeia ,Morte de parente próximo ,Casamento ,Gravidez ,Aposentadoria .
Como posso lidar com o estresse?Não permita que o estresse o deixe doente. Escute o seu corpo, de modo que perceba quando o estresse estiver afetando sua saúde. Aqui estão algumas formas de ajudá-lo a lidar com o estresse:
• Relaxe. Cada pessoa tem a sua própria maneira de relaxar. Algumas incluem respiração profunda, yoga, meditação e terapia de massagem. Se você não conseguir fazer essas coisas, tire alguns minutos para sentar, escutar uma música calma ou ler um livro.
• Reserve tempo para si mesmo. É importante cuidar de si mesmo. Pense nisso como uma ordem médica, de modo que não se sentirá culpado! Não importa o quanto seja ocupado, você pode reservar pelo menos 15 minutos diários na sua agenda para fazer algo para si mesmo, como tomar um banho quente numa banheira de espuma, caminhar ou conversar com um amigo.
• Durma. Dormir é uma ótima forma de ajudar tanto o seu corpo quanto a sua mente. Além disso, você não pode combater doenças tão bem quando não dorme direito. Com sono suficiente você pode encarar melhor seus problemas e diminuir o risco de doenças. Tente dormir de 7 a 9 horas cada noite.
• Alimente-se corretamente. Tente abastecer-se com frutas, vegetais e proteínas. Boas fontes de proteína podem ser manteiga de amendoim, frango e salada de atum. Coma grãos integrais. Não seja iludido pelo ânimo que obtém da cafeína e do açúcar.
• Mova-se. Acredite ou não, praticar atividade física não somente contribui para relaxar a musculatura tensa, mas também ajuda o seu humor! Seu corpo fabrica certos elementos químicos, chamados endorfinas, antes e depois do exercício físico. Eles aliviam o estresse em melhoram o humor.
• Converse com os amigos. Amigos são bons ouvintes. Encontrar alguém que o deixará falar livremente sobre seus problemas e sentimentos faz muito bem. Isso também o ajuda a escutar outros pontos de vista. Amigos o lembrarão que não está sozinho.
• Tenha ajuda profissional se precisar. Converse com um terapeuta, que pode ajudá-lo a lidar com o estresse e encontrar melhores maneiras de encarar os problemas. A terapia pode ajudar em desordens mais sérias relacionadas ao estresse, como a desordem do estresse pós-traumático. Há também medicamentos que podem ajudar a dormir e aliviar os sintomas da depressão e ansiedade.
• Transija. Algumas vezes não vale a pena o estresse da discussão. Ceda de vez em quando.
• Escreva seus pensamentos. Você já escreveu um e-mail para um amigo sobre seu dia conturbado e sentiu-se melhor depois disso? Por que não pegar papel e caneta e escrever o que está passando em sua vida? Manter um diário pode ser uma ótima forma de tirar os problemas das suas costas e ajudar pensar em como resolver as coisas. Depois você pode ler anotações antigas e ver como progrediu!
• Ajude os outros. Ajudar alguém também pode ajudá-lo. Ajude seu vizinho ou seja voluntário em sua comunidade.
• Tem um hobby. Encontre algo que goste de fazer. Certifique-se de encontrar tempo para explorar seus interesses.
• Estabeleça limites. Quando tratar de coisas como trabalho ou família, descubra o que você pode realmente fazer. Há apenas 24 horas no dia. Estabeleça limites para si mesmo e para os outros. Não tenha medo de dizer NÃO para pedidos por seu tempo e energia.
• Planeje seu tempo. Pense antecipadamente como gastará seu tempo. Escreva uma lista de coisas a fazer. Descubra o que é mais importante para fazer.
• Não lide com o estresse de formas que prejudiquem sua saúde. Isso inclui beber muito álcool, usar drogas, fumar ou empanturrar-se de comida.
Ouvi falar que a respiração profunda poderia ajudar com meu estresse. Como faço isso?
Respiração profunda é uma boa forma de relaxar. Tente fazer isso umas duas vezes todos os dias. Aqui está como: 1. Deite-se ou sente em uma cadeira.- 2. Relaxe suas mãos sobre sua barriga.-3. Conte lentamente até 4 e inale pelo nariz. Sinta a região da sua barriga inflar. Segure por um segundo- 4. Conte lentamente até 4 e exale pela boca. Para controlar a rapidez que exala, enrugue seus lábios como se fosse assobiar. Sua barriga irá desinflar lentamente.-5. Repita de 5 a 10 vezes. OBS: : LEMBRE-SE QUE O USO DE MEDICAMENTO SÓ DEVERÁ SER USADO SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. NUNCA TOME REMÉDIO POR CONTA PRÓPRIA.
CHÁS CALMANTES: CAPIM LIMÃO OU ERVA CIDREIRA, CAMOMILA, HORTELÃ, SUCO DE MARACUJÁ, ALFACE., NA CROMOTERAPIA VOCE PODERÁ TER UMA NOITE DE SONO MAIS TRANQUILA COM UMA LUZ AZUL CLARA NO QUARTO, ONDE VOCE POSSA ESTAR EM CONTATO COM A COR SEM QUE PREJUDIQUE OU OFUSQUE OS OLHOS - ABAJOUR.



A ACUPUNTURA É UM TRATAMENTO EFICAZ E FUNCIONAL PARA O ESTRESSE, INDOLOR E DE FORMA RÁPIDA.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

VISITE ESTE SITE

www.ednatureza.com.br/

ALIMENTOS NUTRACEUTICOS - FARMÁCIA EM CASA.


Alimentos Nutracêuticos: uma Farmácia em sua Casa
A alimentação natural é a farmácia (diga-se de passagem, “barata”) que trata da sua saúde. Mas o que poucas pessoas têm conhecimento é que substâncias que compõem determinados alimentos, chamados Nutracêuticos ou funcionais, podem prevenir e até mesmo tratar de vários tipos de doenças.
Os Nutracêuticos são alimentos, ou parte deles, que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. O termo Nutracêuticos vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças.
Na verdade, todo alimento natural (aquele que não foi processado industrialmente) pode ser classificado como "funcional" já que contém, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, etc. Porém, certos alimentos contém, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde.
Desde de o “tempo das cavernas”, o homem procurava os seus alimentos na natureza e aprendeu com os animais (através da observação e da experimentação) a comer os alimentos que poderiam curar as suas doenças. Daí, surgiu a fitoterapia, onde foi utilizada por pagés, magos, alquimistas, padres, terapeutas e médicos. Aliás, a indústria farmacêutica sintetizou as moléculas dos produtos naturais para produção de vários dos seus remédios.
Hoje, vemos os polêmicos transgênicos que pretendem revolucionar a cadeia produtiva. Mas existe uma pequena revolução nas prateleiras dos supermercados, onde consumidores cada vez mais conscientes e exigentes querem em suas mesas os alimentos Nutracêuticos, os alimentos que trataram da saúde dos seus ancestrais. O homem cria e transforma as suas idéias, mas sempre volta as suas origens. Os antigos tinham toda a sabedoria do mundo porque estavam em contato direto com a natureza. Hoje, o chamado “homem civilizado” vive estressado, se alimentando muito mal com alimentos cada vez mais industrializados e com menos nutrientes. É a grande e bonita fruta na feira que impressiona os olhos, mas não tem gosto e não tem os seus nutrientes essenciais. E os agrotóxicos estão cada vez mais poderosos e muito mais prejudiciais à saúde do ser humano.
Mas nem tudo está perdido. Temos muitas frentes (de homens justos e de boa índole) tentando trazer aos lares dos consumidores (porque não dizer seres humanos) um produto natural e de boa qualidade. Existem algumas dicas para uma boa alimentação que são importantes de serem observadas:
Água Mineral - A água é uns dos elementos fundamentais para a existência do homem, é um dos principais componentes do organismo, cerca de 60 a 70% do corpo de um adulto, ela participa da composição de todos os líquidos e células, desempenhando funções importantes no metabolismo normal, por exemplo: dissolvendo e veiculando vários nutrientes fornecidos na alimentação, assim como as toxinas e outros elementos que deram ser eliminados do organismo ,regulando a temperatura corpórea etc. Muitos problemas de saúde da população são relacionadas a água (comum). São doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos (“vermes”) ou por agentes químicos presentes na água, geralmente resultado da poluição. Não comprar água mineral de procedência duvidosa para pagar um preço mais barato. Pense que a água é um grande preventivo das doenças. Muitas vezes, o barato sai caro. Escolha muito bem os vasilhames: eles devem ser transparentes, limpos, bem cuidados, sem arranhões, com lacre e com análise química atualizada. Vá pessoalmente conhecer a sua distribuidora de água mineral: veja o armazenamento dos garrafões, a limpeza do local, a validade do produto, o cuidado no armazenamento, etc. Não compre água mineral de postos de gasolina (ela pode estar contaminada). Os refrigerantes são considerados “água morta” por não serem naturais.

Sal marinho - substitua o sal refinado pelo sal marinho. Como o Dr. Márcio Bontempo disse: “o sal marinho contém cerca de 84 elementos que são, não obstante, eliminados ou extraídos para a comercialização durante o processo industrial para a produção do sal refinado. Perde-se então enxofre, bromo, magnésio, cálcio e outros menos importantes, que, no entanto, representam excelente fonte de lucros. Uma industria que esteja lucrando com a extração desses elementos do sal bruto é geralmente poderosa e possui a sua forma de controle sobre as autoridades. É claro que será então dada muita ênfase a importância do sal refinado empobrecido e pouca ao sal puro, integral, abominado.” O sal marinho tem cristais maiores que o sal refinado, portanto, utilize a mesma quantidade de sal marinho (somente aguarde mais tempo para experimentar a comida - para que os cristais de sal se dissolvam adequadamente).

Açúcar Natural - substitua o açúcar refinado pelo açúcar natural (garapa, melado, rapadura, açúcar mascavo). O melado é um dos alimentos que mais contém ferro na natureza. A cana de açúcar é originária da Índia. Uma planta selvagem que começou a ser cultivada em jardins e dela tirava-se a água de açúcar, que depois foi se transformando no próprio açúcar, considerado então um remédio, que aparecia nas receitas dos médicos orientais. Mas, o uso do açúcar como alimento começou depois, por volta do século X, na Índia e na China. Ele foi trazido pelos árabes para a Europa e no século XV já era um dos principais produtos comercializados pelos povos do Mediterrâneo. Neste período, os portugueses passaram a dominar as técnicas do fabrico do açúcar em suas ilhas atlânticas - Açores, Madeira, São Tomé e Príncipe - e logo as trouxeram para o Brasil. Nos anos de 1800, não se ouvia falar em diabetes; os escravos viviam da rapadura, farinha de mandioca e carne seca (até hoje consumida pela população carente brasileira, especialmente, dos Estados do Norte e Nordeste).
Arroz Integral - substitua gradualmente o arroz branco pelo integral ou farelo de arroz. O arroz integral é envolto por uma película que é justamente o que o mantém integral. Esta película segura o germe do grão que juntos formam uma dupla designada farelo. Podemos então considerá-lo um alimento funcional.
O arroz branco, por sua vez, não contém esta película porque ela foi retirada no processo da refinação. Portanto, este arroz não contém farelo, não podendo ser indicado como alimento funcional.

Farelos (de arroz, aveia, soja e trigo) - ricos em fibras. Estimulam o funcionamento intestinal, reduzem o colesterol. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras (que estimulam o funcionamento intestinal), os fitatos (que protegem o organismo do depósito de chumbo (trabalho do Dr. Jaime-Amaya - Unicamp), os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Duas colheres de sopa de farelo por dia é o suficiente. Misture com leite, suco, frutas ,etc. no café da manhã, no almoço com o arroz e o feijão, no jantar, etc.

• Óleo de Girassol - substitua o seu óleo de soja pelo óleo de girassol. O que diferencia o óleo de Girassol dos outros óleos é a concentração de ácidos graxos. Os ácidos graxos que interessam sob o ponto de vista da nutrição, são os insaturados oléico, linolênico e linoléico, principalmente este último capaz de dissolver e eliminar o excesso de colesterol no organismo, deixando-o na taxa normal. A concentração de ácido linoléico no girassol é de 62,2% enquanto há 21,l% de óleo oléico. Essa característica, garante ao óleo de girassol propriedades altamente reguladoras nas doenças cardíacas. Procure no supermercado óleo de girassol de primeira prensagem a frio: é um pouco mais caro que os de soja e girassol comuns, mas de melhor qualidade
Vinagre de Maçã - substitua o seu vinagre de vinho, de álcool, etc. Este ingrediente tem a sua eficácia na redução de peso, na redução da celulite e na desintoxicação do organismo. Mas o vinagre de maçã também apresenta muitos outros benefícios para a saúde, tais como, redução do colesterol, promove uma boa circulação sangüínea, melhora o metabolismo, facilita a digestão e contribui para a manutenção de uma pele saudável. Procure o vinagre de maçã natural.

Chá verde (green-tea) - rico em polifenóis que previnem o câncer e doenças do coração. Tome-o quente, porém, não fervendo. Todo o chá, com o passar do tempo, chá vai fermentando e perdendo as suas qualidades.

Vegetais crucíferos (brócolos, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor) que possuem grandes quantidades de glicosinolatos que previnem o câncer. Procure os alimentos orgânicos – sem agrotóxicos e com muito mais sais minerais e vitaminas.

Consuma frutas cítricas - (ricas em limoneno) que previnem o câncer e fortalecem o sistema imunológico.

Alho e a cebola - contem alicina e estimulam o sistema imune, são varredores de radicais livres; reduzem colesterol e triglicérides. A cebola de melhor qualidade é a vermelha.

Produtos lácteos (iogurte, queijo, ricota) substitua o leite pelos produtos lácteos. Eles são pré e próbióticos e melhoram a flora bacteriana. O kefir (que é o coalho de leite) possui mais de 20 colônias de lactobacilos que auxiliam muito a flora intestinal.

Linhaça - (que contém lignana) modula o sistema imune, reduz o colesterol e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Compre a linhaça em grão e bata no liqüidificador a quantidade que você vai ingerir no dia.
Esta é uma pequena parcela dos produtos Nutracêuticos e o que eles podem fazer por você, pela sua família. Sabemos que o hábito alimentar não se muda “da noite para o dia”. Mas, ele pode ser modulado e implementado no decorrer do tempo. Mude aos poucos... os benefícios serão enormes. Você estará contribuindo para que os alimentos sejam de melhor qualidade. Se o consumidor exigir, a cadeia produtiva mudará os seus conceitos. Afinal, os produtores querem atender as necessidades dos seus consumidores.
Tenha qualidade de vida! Tenha saúde, se alimentando melhor!
Prof.Josef Karel Tlach – Terapia Floral e Alimentação Funcional





Por: Vicente de Paula Precioso
Educador Alimentar
CRN:101.337 3ª reg.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

DICAS DE SAUDE PELAS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES NO ALÍVIO OU CURA DE DOENÇAS

DICAS SOBRE SAÚDE

Aftas, Azia, Gastrite e Úlcera: Provenientes do estômago. Tomar suco de batata inglesa 3 vezes ao dia, que cura azia e úlceras. Descascar a batatinha, ralar e depois espremer até sair o leite. Tomar 1 colher, em jejum, após escovar os dentes.
Para azia: tomar durante 1 semana
Para gastrite: tomar durante 2 semanas
Para úlcera: tomar durante 1 mês.
Azia: Conhecida popularmente por acidez, desaparecerá em alguns minutos se você tomar chá de erva-doce (funcho). Use 15 gramas de sementes para 1 litro de água.
Câncer de Próstata: Corte tomates em cruz e ferva em 1/2 litro d'água fazendo um chá ou molho. Tomar várias vezes ao dia.
Câncer de mama: Brócolis
Colesterol: Cortar uma berinjela em 1 litro d'água, deixar na geladeira por uma noite e de manhã pingar suco de 2 limões. Tomar durante o dia.Queima as moléculas de gordura do sangue, então o sangue, que precisa de gordura, passa a busca-las nas reservas, por isso funciona como emagrecedor não podendo ser usado para por pessoas que não querem emagrecer.
Coqueluche: Xarope de cenoura: Bater a cenoura no liquidificador, coar na peneira e depois acrescentar mel e ferver até virar um xarope. Cura até coqueluche. Para criança 1 colher de sopa 3 vezes ao dia; para adulto: 6 vezes ao dia.
Crescimento: A banana contém cálcio e é bom para o crescimento, mas se misturar com o abacaxi faz efeito contrário, a Banana não combina com abacaxi.
Depressão: O alface é um excelente antidepressivo. Tome 1 xícara de chá de alface adoçado com mel 4 vezes ao dia. Use 60 gramas de talos para 1 litro de água.
Diarréia: Para combater a diarréia coma purê de batatas temperado com sal e azeite. Use durante o dia água com suco de limão.
Dor de cabeça (enxaqueca) Chá de casca de laranja fresca.
Dor de cabeça (proveniente do estômago e de bebidas) Chá de boldo
Dor de cabeça de tensão pré-mesntrual: Suco de melão: bater no liquidificador a polpa do melão juntamente com as sementes; coar e tomar dois copos por dia.
Garganta: Fazer gargarejo com suco de abacaxi, temperado com uma pitada de sal para cortar a acidez.
Gripe e tosse: Xarope de rabanete: Bater o rabanete no liquidificador, coar na peneira e depois acrescentar mel e ferver até virar um xarope. Cura até coqueluche. Para criança 1 colher de sopa 3 vezes ao dia; para adulto: 2 colheres 3 vezes ao dia.
Inflamação da Bexiga: Para evitar a inflamação da bexiga substitua três refeições da semana por abacaxis.
Melancia: É uma fruta monofágica, ou seja, egoísta; não realiza digestão juntamente com outros alimentos, por isso só deve ser ingerida com estômago vazio. Do contrário ela interrompe o processo digestivo de outros alimentos para que seja realizada a sua própria digestão. É um erro consumir melancia como sobremesa.
Memória: Chá da casca do abacaxi.
Olhos, Para limpeza dos olhos: Pingar algumas gotas do leite da maçã. Pode-se limpar também com umas gotinhas de limão, mas este arde.
Osteoporose: Bater no liquidificador pepino com água, coar, e tomar o suco.
Pressão alta: Chá de alho; Chá de alpiste; Suco de pepino: bater no liquidificador com água, coar, e tomar o suco. (este regula a pressão, tanto a alta como a baixa)
Prisão de ventre: entre outros problemas, provoca mau hálito. Para combatê-la tome 200ml de suco de cenoura 2 vezes ao dia.
Queimaduras: Para aliviar as dores de queimaduras coloque sobre o local a polpa da folha de babosa ou banana amassada, durante 10 minutos.
Repelente: As sementes do quiabo funcionam como repelente de mosquitos.
Rinite: Para combater a rinite tome 250 ml de suco de laranja adoçado com mel, com 15 gotas de própolis 2 vezes ao dia.
Rins: Chá de folha de abacateiro, cavalinha, chapéu de couro, carqueja.
Rouquidão: O uso abusivo da voz em condições desfavoráveis resseca a mucosa da laringe causando a rouquidão. Para combate-la coma maçãs quentes, assadas com mel de abelhas.
Sinusite: Mudanças de temperatura favorecem a sinusite. Para evitar crises tome 200 ml de suco de agrião morno, adoçado com mel, à noite antes de deitar.
Tosse: Xarope de cenoura: Bater a cenoura no liquidificador, coar na peneira e depois acrescentar mel e ferver até virar um xarope. Cura até coqueluche. Para criança 1 colher de sopa 3 vezes ao dia; para adulto: 2 colheres 3 vezes ao dia.

sábado, 2 de abril de 2011

DICAS DE COMO VIVER MELHOR NO DIA -A -DIA


ESTRESSE, DOR, DEPRESSÃO, INSONIA. MEDO, PENSAMENTOS ERRANTES, DISTRAÇÃO NO TRABALHO OU COM FAMILIARES? VOCÊ PERDEU COMPLETAMENTE A VONTADE DE VIVER, ANDA DESANIMADO?????
meu amigo, voce está bem próximo de acabar com seus problemas....


A ACUPUNTURA ASSOCIADA A OUTRAS TERAPIAS COMO: PLANTAS MEDICINAIS E HOMEOPATIA, TEM CURADO, DISSE CURADO MUITAS PESSOAS, A MAIORIA DAS QUEIXAS SÃO: DORES EM GERAL, OBESIDADES, MAL ESTAR, ESTRESSE, PERNAS CANSADAS, DORES NAS COSTAS E MEDO DE ALGO QUE NAO SE SABE.

O NOSSO COTIDIANO É MUITO CANSATIVO, CORRIDO, O QUE NOS IMPEDE DE COMER BEM, DORMIR BEM E SOMANDO TUDO, TEMOS UMA DOR DE CABEÇA MUITO GRANDE, ENXAQUECAS .... ME REFIRO AOS PROBLEMAS QUE LEVAM A TER DORES NA CABEÇA E A PRÓPRIA DOR NA CABEÇA, FICOU CONFUSO, ME PROCURE, TENHO COMO AJUDÁ-LO.

TEM SEMPRE UMA ALTERNATIVA DE TRATAMENTO ESPERANDO PARA SOLUCIONAR SEU PROBLEMA.

ENTRE EM CONTATO, AGENDE SEU HORÁRIO.