quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Câncer de endométrio: café pode evitar o câncer endometrial,

Câncer de endométrio: café pode evitar o câncer endometrial, segundo artigo do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention
O café tem sido associado a níveis mais baixos de estrogênio e insulina1, dois hormônios envolvidos na carcinogênese endometrial, mas os dados prospectivos sobre a relação entre o consumo de café e o risco de câncer2 endometrial são limitados.

O estudo prospectivo Nurses' Health Study (NHS), com a participação de 67.470 mulheres entre 34 e 59 anos de idade e com seguimento de 26 anos, realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, avaliou o consumo de café em relação ao risco de câncer2 endometrial.

Os resultados mostraram que as mulheres que consomem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco 25% menor de câncer2 de endométrio3 do que aquelas que consomem menos de uma xícara por dia. O consumo de chá não foi associado com o risco de câncer endometrial.

Estes dados prospectivos sugerem que o consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia está associado a um menor risco de câncer2 endometrial. No entanto, a adição exagerada de açúcar4 e creme no café pode compensar quaisquer benefícios potenciais.

Os autores relatam que novos estudos são necessários para orientar o uso rotineiro de quatro xícaras de café ao dia.

Fonte: Cancer2 Epidemiology, Biomarkers & Prevention, de novembro de 2011

NEWS.MED.BR, 2012. Câncer de endométrio: café pode evitar o câncer endometrial, segundo artigo do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2012.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SAIBA COMO PREVENIR DORES DE CABEÇA.

Home > Saúde > Minha Vida no Verão 2012 > Saúde no verão
Dor de cabeça no verão: conheça as causas e saiba como se prevenir
Calor excessivo e longas viagens são alguns dos fatores que desencadeiam as crises
TAMANHO DA LETRA: REVISADO EM 9/2/2011 POR ROBERTA VILELA
Sentir dor de cabeça durante o verão é mais comum do que você imagina . Nessa estação, alguns fatores podem estar provocando suas crises, como calor excessivo, viagens prolongadas, alimentação inadequada e exagero no consumo de bebida alcoólica.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, envolvendo sete mil pacientes, a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas crescem em cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura. Entretanto, não é só o calor que influencia a incidência das crises. Outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar também podem causar as dores. A explicação para o surgimento da dor de cabeça é simples: o calor costuma causar desidratação e ela desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio no metabolismo que facilita a cefaleia. A seguir, conheça as principais causas de dor de cabeça no verão e como combatê-las.





1 DE 5


Excesso de sol e calor
De acordo com a neurologista e neuropediatra, Thaís Villa, pessoas que sofrem com dores de cabeça, principalmente a enxaquecas, já costumam a apresentar crises em razão da exposição ao sol ou qualquer luminosidade excessiva, ou por causa das variações bruscas de temperatura. No verão, esses fatores ficam ainda mais evidentes.

A especialista recomenda evitar exageros na exposição ao sol e calor nessa época, se possível, evitando os horários de pico de sol e, quando não tiver jeito de escapar, invista em óculos escuros, chapéus ou sombrinhas.

sábado, 14 de janeiro de 2012

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE YOGA

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE YOGA

________________________________________________________

Dra. Débora De Vecchi e Mestre Swami Hamsananda Sarasvati





Os benefícios da yoga são muito extensos, não vamos apontar apenas os benefícios, mas também suas limitações. Vamos começar pelas limitações, yoga para ser útil e nos propiciar os seus plenos benefícios requer: 1. Prática regular, 2. Método adequado, os métodos disponíveis de maneira popularizada raramente nos fornecem os benefícios a que a yoga se presta, possuem sua estrutura voltada para o benefício mercadológico, não visando o benefício integral do praticante, como a yoga original se propõe. 3. Orientação adequada, sofre o mesmo problema do item anterior. Não há sucesso em se praticar yoga seguindo um texto sem uma orientação competente e um acompanhamento pessoal gradativo e sistemático.





Agora vamos aos benefícios. A prática de uma yoga adequada, se levada a cabo por uns dez minutinhos, no mínimo de três vezes por semana já nos proporciona benefícios em grande escala. De quarenta minutos a uma hora de sessão nesta mesma constância, ou de uma hora três vezes por semana, como também duas aulas de uma hora e meia por semana são indicadas. Podemos melhorar este quadro adaptando os horários de outras maneiras. Os benefícios serão ainda muito maiores, quando em casa, praticamos algumas técnicas de maneira habitual e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais voltadas para nosso propósito individual de um ou outro item em que a yoga nos favoreça.





Em uma sessão de prática, é possível sentir benefícios no bem estar geral. Em um mês já podemos sentir a veracidade deste grande empreendimento, com três meses os benefícios gerais começam a se manifestar de maneira muito intensa e clara, mas é depois de um ano que começamos a obter algumas conquistas mais duradouras, até então se nos afastamos das práticas por tempo prolongado regredimos até a estaca zero novamente.





O QUE PODEMOS ESPERAR DA YOGA





Os frutos da boa prática de yoga não se limitam apenas ao corpo, a mente, o emocional e o espírito do indivíduo, mas se projetam de maneira muito acentuada nas realizações profissionais e pessoais. A tão necessária prosperidade recebe um aliado de primeira grandeza, a harmonia e satisfação existencial também. Em minha opinião, além da saúde, estes últimos são os que mais me trouxeram satisfação ao serem manifestados nas vidas de milhares em muitos paises e principalmente o meu próprio durante estas três últimas décadas de ensinamento e disseminação desta ciência milenar e universal. Vamos numerar alguns itens que yoga nos oferece:





1. Cultivar e conquistar boa saúde.

2. Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. O benefício para o sistema nervoso e o cérebro é inigualável.

3. Aprimoramento de nossa condição estética pela pele, definição corporal e semblante pessoal. Podemos trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver volumes desnecessários de musculatura, que tendem a se tornar um fardo para o coração e a se transformarem em gordura com o tempo, acelerando o processo de envelhecimento do corpo. E o melhor, podemos trazer de dentro e incorporar em nossa fisionomia a nossa insondável beleza interior.

4. Aliviar ou eliminar gradativamente as causas que apóiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional, estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas pisco- somáticos.

5. Desenvolver a força de vontade.

6. Experimentar a expressão real de nosso potencial humano latente.

7. Melhoria do relacionamento humano.

8. Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.

9. Auto-conhecimento e paz interior.

10. Alívio de estresse.





ABRANGÊNCIA DOS EFEITOS DA YOGA





BENEFÍCIOS FÍSICOS



1. As dores diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo.

2. A imunidade aumenta muito.

3. O sono melhora.

4. O peso normaliza.

5. A disposição aumenta bastante.

6. A perseverança se fortalece.

7. Força e vigor aumentam.

8. A postura é melhorada.

9. A flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam.

10. As funções excretórias melhoram.

11. As funções glandulares normalizam.

12. Funções gastro intestinais normalizam.

13. Eficiência respiratória aumenta.

14. Desintoxicação orgânica ocorre com grande intensidade.

15. Eficiência cardio vascular é aumentada.

16. Pressão sanguínea se normaliza. Principalmente se for hiper.

17. Respiração por minuto se torna minimizada, o aumento da vitalidade e longevidade decorrem com disto.

18. Aumento da ondas Alfa no EEG.

19. Desacelera a pulsação cardíaca.

20. Equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo.

21. Fibromialgia alivia.

22. L.E.E.R diminui.





BENEFÍCIOS BIOQUÍMICOS INDICATIVOS DE ATIVIDADES ANTI ESTRESSE E ANTIOXIDANTE, IMPORTANTES NA DEFESA CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS E O ENVELHECIMENTO.



1. Glicose diminui.

2. Sódio decai.

3. Total queda do colesterol.

4. Triglicerídeos diminuem.

5. HDL colesterol aumenta.

6. LDL colesterol diminui.

7. VLDL colesterol diminui.

8. Cholinesterase aumenta.

9. Catecolamina diminui.

10. ATPase aumenta.

11. Hematocrito aumenta.

12. Hemoglobina aumenta.

13. Contagem de limfócitos aumenta.

14. Tiroxina aumenta.

15. Vitamina C aumenta.

16. Proteínas séricas totais aumentam.

17. Aumento da serotonina.





APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES PSICO MOTORAS



1. Força de apreensão (de segurar objetos) aumenta.

2. Destreza de habilidades mais nobres aumentam.

3. Coordenação motora melhora.

4. Tempo de reação de escolha melhora.

5. Firmeza aumenta.

6. Percepção aprofundada aumenta

7. Percepção de presença aumenta.

8. Equilíbrio melhora.

9. Funções integradas do corpo melhoram.

10. Atenção ao ambiente e arredores aumenta.

11. Funções cognitivas melhoram.







BENEFÍCIOS MENTAIS



1. Memória aumenta.

2. Concentração aumenta.

3. Mudança de nível de consciência voluntária aumenta.

4. Eficiência de aprendizado aumenta.

5. Percepção global e centrada aumenta.

6. Codificação de códigos melhora.

7. Hostilidade diminui.

8. Depressão e ansiedade diminuem.

9. Satisfação existencial aumenta.

10. Humor melhora.

11. Percepção da quinesfera (esfera de movimentos do corpo) e dos movimentos do corpo melhora.

12. Estados emocionais melhoram, com sensível aumento do bem estar.

13. Estabilidade mental e emocional melhora.

14. Auto aceitação e auto atualização aumentam.

15. Integração social aumenta.

16. Potencial mental latente é estimulado.

17. Paz interior aumenta.

18. Estresse mental e emocional diminui.

19. Letargia mental diminui.

20. Bem estar, mental e emocional aumentam.

21. Dependências psicológicas diminuem.





BENEFÍCIOS ESPIRITUAIS



São inúmeros, as chamadas aptidões para-normais são harmonizadas, a paz interior ganha com isto. O maior número de realizações espirituais na humanidade sempre esteve do lado dos praticantes de yoga. Há uma riqueza de dimensões inimagináveis nas práticas de meditação e nas escrituras yoguis, bem como nas técnicas mais avançadas. Entretanto, um preparo anterior com as partes da yoga que trabalham o corpo e a mente é necessário para um desenvolvimento seguro e equilibrado nesta área.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Consumo de leite cru. Risco à saúde?

O consumo de leite cru está bastante relacionado com a crença de que é um produto mais forte,
puro e nutritivo, além de apresentar um menor preço e muitas vezes com a facilidade de ser
entregue em casa. A maioria dos consumidores de leite cru não considera sua ingestão um
risco à saúde.

O Decreto-Lei nº. 923, de 10 de Outubro de 1969, proíbe a venda de leite cru para consumo
direto da população em todo o território nacional, permitindo em caráter precário, a venda de
leite cru em localidades que não possam ser abastecidas permanentemente com leite
beneficiado. O Decreto nº 30.691, de 29 de março de 1952, determina que este leite deve
proceder de fazenda leiteira devidamente instalada; ser distribuído ao consumo dentro das 3
(três) horas posteriores ao término da ordenha; ser integral e satisfazer às características do
padrão normal e ser distribuído engarrafado.

Apesar da maioria dos consumidores ferverem o leite (“tratamento térmico”), o tempo de
aplicação do calor pode ser insuficiente para garantir um produto livre de riscos. Além disso,
não tem como ter garantia de destruição de todos os microrganismos.



É freqüente observamos em locais onde existe a prática de consumo de leite cru, que este fica
exposto a temperatura ambiente por um grande período de tempo, até ser entregue ao
consumidor. Sabe-se que durante pequenos intervalos de tempo ocorre multiplicação bastante
elevada de microrganismos. Outro agravante é a forma em que são transportados e
acondicionados. Os veículos utilizados, na grande maioria das vezes, não possuem recipientes
refrigerados e o leite é envasado em recipientes impróprios, como garrrafas plásticas tipo pet
reaproveitadas.



A Organização Mundial da Saúde (OMS), comprovou a existência de 7 doenças viróticas
básicas e 16 doenças bacterianas veiculadas pelo leite, destacando-se: ricketisioses (febre Q),
infecções e intoxicações bacterianas (tuberculose, brucelose, listeriose, clostridioses),
intoxicações alimentares (principalmente devido à toxina do Staphylococcus aureus), febres
tifóide e paratifóide, salmonelose e intoxicações estreptocócicas.







Bibliografia consultada:



ABRAHÃO, R.M.C.M. et al. O comércio clandestino de carne e leite no Brasil e o risco
da transmissão da tuberculose bovina e de outras doenças ao homem: um problema de
saúde pública*, Archives of Veterinary Science v. 10, n. 2, p. 1-17, 2005.



BADINI, K.B.; NADER FILHO, A.; AMARAL, L.A.;GERMANO, P.M.L. Risco à saúde
representado pelo consumo de leite cru comercializado clandestinamente. Revista de
Saúde Pública, São Paulo, v. 30, p. 549-552, 1996.



OLIVAL et al., 2002; RIOS ESTUDOS E PROJETOS, 2002.



Decreto nº 30.691, de 29 de março de 1952, DOU DE 07/07/52.



Decreto-Lei nº. 923, de 10 de Outubro de 1969, DOU DE 13/10/1969

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

LIMONADA E BICARBONATO AJUDA A COMBATER CANCER, CONFIRA!

SUCO DE LIMÃO + BICARBONATO
QUE O LIMÃO É BOM NÃO HÁ DÚVIDA.

Tomar limonada como água todos os dias, acrescentando uma colherinha de bicabornato é melhor.
O Limão (Citrus limonun Risso, Citrus limon (L.) Burm., Citrus medica) é um produto milagroso
para matar as células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
Por que isto não é divulgado?
Porque há organizações interessadas em encontrar uma versão sintética que lhes permita obter lucros
fabulosos. Mas, a partir de agora você pode ajudar um amigo que precise informando-lhe que deve
beber suco de limão com bicarbonato de sódio para prevenir a doença. Seu sabor é agradável. E, é
claro, não produz os efeitos terríveis da quimioterapia. E se você tiver lugar plante u m pé de limão
no seu quintal ou jardim. Todas as partes da árvore são úteis.

A próxima vez que você quiser beber um suco, peça ou faça-o de limão natural, sem conservantes.
Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo tem sido bem guardado só para não colocar em risco
as utilidades multi bilionárias de grandes corporações?

Como você bem sabe o limoeiro é uma árvore pequena e baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecido
pelo nome de limoeiro, pé de limão, lima (em alguns lugares), limona (cat) limoiaritz (eusk).
É uma fruta cítrica que vem em diferentes formas. Sua polpa pode ser consumida diretamente ou é
usada normalmente para fazer bebidas, sorvetes, doces e assim por diante.

O interesse desta planta é devido a seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora lhe sejam atribuidas
muitas outras propriedades, o mais interessante sobre ele é o efeito que produz sobre os cistos e tumores.
Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos e o bicarbonato vai mudar o Ph
do seu organismo. Alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.

É considerado também como um agente anti-microbiano de amplo espectro contra infecções bacterianas
e fungos que vivem em lugares ácidos. Acrescentando bicarbonato de sódio em sua limonada você altera
o Ph do seu organismo; é eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão arterial elevada e é
antidepressivo, combate a tensão e os distúrbios nervosos.

A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que
afirma que depois de mais de 20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que o extrato:

1 - Destroi as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, de mama, de próstata, de
pulmão e do pâncreas ...
2 - Os compostos desta árvore mostraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células
cancerosas do que a adriamicina, uma droga quimioterápica, normalmente utilizada no mundo.
3 - E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicabornato, destrói
apenas as células malignas do câncer e não afeta as células saudáveis.

Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street
Baltimore, MD 1201.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Largue o sedentarismo e se proteja de 9 doenças

Veja por que os exercícios contribuem para um coração forte e emoções equilibradas.
Publicado em 21/12/2011 por Laura Tavares
Pouco tempo, preguiça, vergonha de encarar a academia ou falta de dinheiro são motivos comuns para correr dos exercícios. Mas nenhum deles ganha - ou deveria ganhar! - da lista de benefícios que você usufrui quando começa um treino regular. "O sedentarismo favorece uma série de doenças, além de agravar muitos problemas de saúde. Combatê-lo é uma forma de viver mais e melhor", afirma o endocrinologista Paulo Rosenbaum, do Hospital Albert Einstein. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até problemas emocionais são controlados com um treino bem elaborado.

Não à toa, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado uma doença e seus males podem ser comparados aos do tabagismo. Assim, no Dia do Atleta, o Minha Vida contou com um time de especialistas para montar uma lista de inimigos que você deixa para trás quando começa a mexer o corpo - nem precisa correr muito, basta manter o pique moderado e frequente e nenhuma deles vai conseguir te alcançar.
Ansiedade
Tensão constante, preocupação, medo e até falta de controle sobre as próprias ações são alguns dos sintomas dos transtornos de ansiedade. Todas essas condições são intensificadas pelo sedentarismo, pois há inibição da produção de endorfinas, neurotransmissores que proporcionam uma sensação relaxante e de bem-estar, explica o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho. Assim, quem pratica exercícios consegue lidar melhor com a ansiedade e até tem uma noite de sono mais tranquila e ganhando produtividade durante o dia.

domingo, 1 de janeiro de 2012

CRENDICES E SUPERSTIÇÕES, VOCÊ ACREDITA?

Segundo a Wikipédia, superstição é uma crença irracional sobre a relação causal entre certas acções ou comportamentos e ocorrências posteriores, como a crença comum no Brasil que quebrar um espelho causa sete anos de azar.

Superstições mais comuns:

Coceiras: Se a palma da mão coçar, é sinal que irá receber dinheiro.

Se a palma da mão esquerda é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.

Elefantes: Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.

Orelha: Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder.

Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.

Objectos perdidos: A maneira mais eficiente de encontrar algo que desapareceu é dar três pulinhos para São Longuinho.

Gatos: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.
Acariciar um gato atrai boa sorte. Ter um gato em casa atrai fortuna.

Se um gato dobrar suas patas e se deitar sobre elas deixando-as escondidas é sinal que uma tempestade está por vir.

Espelhos: Quem quebrar um espelho terá sete anos de azar.

Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria alma.

Ninguém deve se olhar também num espelho à luz de velas.

Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.

Guarda-chuva: Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.

Aranhas: Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.

Brinde: Se o seu copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, não brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês terão seus desejos invertidos.

Vassoura: Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta faz as visitas indesejáveis irem embora logo.

A vassoura deve ser guardada na posição vertical para evitar desgraças.

Crianças que montarem em vassouras serão infelizes.

Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade.

Número 13: O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.

Se uma sexta-feira cair no dia 13 de um mês é um mau sinal. Todo cuidado é pouco nesse dia.

O número treze é tão temido que há lugares onde os prédios não possuem o décimo terceiro andar.






Aspectos religiosos

Segundo alguns religiosos, há conceitos definido pela Bíblia Sagrada de que o supersticioso não herdará o reino de Deus, ainda que essa superstição esteja fora da temática religiosa.

Nesta temática é incontornável a obra do Abade de Baçal «Memórias Arqueológico- Históricas do Distrito de Bragança». No tomo XI, faz referências a crendices e superstições de forma autónoma, não obstante a sua interligação.

O Abade de Baçal encontra particularidades existentes em terras bragançanas mas similitudes com as crendices e superstições descritas por Apuleio no Burro de Ouro e por Cícero, Virgílio, Horácio, Ovídio e outros.

Ele discrimina as seguintes superstições:




•ÁRVORES - É notável no homem a tendência para conhecer o futuro, por intermédio das forças misteriosas na natureza, ou como tais supostas, recorrendo muitas vezes à charlatanice para explorar os ingénuos.


•CABELOS - Existiam mulheres que ofereciam as cabeleiras aos santos, como o fim de recuperar o amor dos seus maridos. Homero, Ilíada, conto XXIII, descreve Aquiles a cortar a sua cabeleira para ser queimada na fogueira fúnebre de Pátroclo.


•CASAMENTO - Ainda hoje, diz o Abade de Baçal, em algumas terras bragançanas, quando uma mulher vai a casa de outra com demora de alguns dias, é sinal de grande estima a ama da casa entregar à recém-vinda a chave da despensa, onde se guarda a provisão dos mantimentos para consumo e encarregá-la da sua administração.

Vejamos: quem é que olha para o colega do lado que distraidamente está com um colarinho da camisa fora da camisola e, para além de lhe parecer patético, se lembra da questão: “estás a pedir alguém em casamento?” E se ele estivesse a pedir alguém em casamento? Bem... então, no decorrer do período de namoro, o par enamorado não poderia apadrinhar o casamento de outros e o nosso colega teria de recorrer à sua memória, e perguntar a si mesmo, se alguma vez teria experimentado alianças de casamento de alguém, ou se alguma vez se tinha sentado ao canto de uma mesa ou mesmo se numa outra vez, distraída ou propositadamente, lhe tinham varrido os pés.

Se mesmo assim resistisse a todas as crenças e persistisse com a ideia de casar, alguém teria de lhe oferecer um saco para colocar diariamente o pão. Se houvesse irmãos, teria de ter em conta que dois (duas) irmãos (irmãs) não se devem casar no mesmo dia, porque a felicidade pode “fugir” para um (a) deles (delas). Não se deveria casar ao meio-dia, porque é a hora em que o diabo anda à solta. Também não poderia ver a noiva no dia do casamento salvo aquando da cerimónia, sabendo apenas que esta não deveria usar ouro, devia sim, e neste dia, usar uma jóia da alguém que tenha vivido feliz, usar uma liga azul, uma coisa usada e outra emprestada, ou uma coisa nova e uma coisa velha.

Se tudo corresse “como manda o figurino” ainda tinha de levar com arroz em cima e oferecer lembranças de agradecimento aos convidados que enfeitariam grosseiramente o seu carro!

Finalmente, chegaria àquela que seria a sua futura casa (mesmo que não fosse naquela noite) e teria de “carregar” com a noiva ao colo e deparar com uma cama genialmente preparada, isto é feita “à espanhola” e com uns grãozinhos de açúcar na mesma, para adoçar o final da história que simbolizaria o princípio de uma outra e nova etapa da vida... o matrimónio.

A Lua-de-Mel parece fugir às superstições e lembra-se apenas que surgiu na antiguidade com este nome porque quando os casais se casavam e iam para casa na noite de núpcias, os vizinhos e parentes desenhavam uma lua com mel na porta da casa para dar sorte.


•ESPIRROS - Os romanos já tinham uma saudação dirigida aos que espirravam equivalente ao nosso – Dominus tecum – Para o céu, segundo muitos dizem, como se vê em Apuleio. O nosso povo diz que a saudação – Dominus tecum – Deus esteja contigo, proveio de uma epidemia que matava repentinamente. Em face dos agouros nefastos atribuídos aos espirros, é de supor que a lenda da epidemia derive de crendice.


•FEITICEIRAS - Têm uma fórmula e untura para se tornarem invisíveis, marcharem para onde querem ou se transformarem noutros animais.

O povo tem vários remédios contra feitiços, entre os quais se conta a figa, ou seja, o phallus (membro viril entre os Gregos), correspondente ao Deus Príapo entre os romanos.


•FOGUEIRAS - Em imensas localidades do Nordeste Transmontano, faz-se fogueira na quadra de Natal que dura quatro dias ou mais.

Nas noites de São João e São Pedro queima-se marrolho, rosmaninho, uma erva que se cria na primavera no secadal dos lameiros e dança-se à roda das fogueiras, cantando loas aos ditos santos.


•FUNERAIS (CULTO DOS MORTOS) - Em determinadas aldeias há jantaradas nos enterros e funerais que correspondem a autênticas necessidades, pelo menos nas aldeias. As pessoas vêm de longe e nas aldeias não há onde dormir.

Noutras localidades há beberetes de comes e bebes, de pão e vinho.

O culto aos mortos (mais precisamente dos que se encontram no Purgatório) foi estabelecido pela Igreja católica com o nome de Finados.

É comemorado no dia 2 de Novembro de cada ano, logo depois do dia de Todos os Santos (1 de Novembro).

No início não se comemorava nos cemitérios. Só com o tempo é que a festa evoluiu e se fez acompanhar com velas e flores nos cemitérios.

O culto dos mortos existe em quase todas as culturas do mundo. Até nas que nunca ouviram falar umas das outras!

Em Portugal e noutros países da Europa, o Dia de Finados é celebrado com tristeza, pois recordam-se as pessoas de família e amigos que já morreram.

As pessoas vão aos cemitérios, deixam ramos de flores nas campas e acendem velas para iluminar os falecidos no caminho até ao Paraíso e mandam rezar missas em seu nome.

As flores que se põem nas campas são, por tradição nesta altura do ano, os crisântemos.

O terramoto de 1755, aquele enorme que houve em Lisboa e que matou milhares de pessoas, foi no dia 1 de Novembro!

Mas existem países em que o Culto dos Mortos é comemorado de uma maneira completamente diferente. Por exemplo, no México, que também é um país católico, fazem uma festa enorme e alegre!


•JUDEUS - Era comum fazer aos judeus a acusação de abafarem (matarem) seus doentes, sem esperança de cura, para lhes abreviarem o sofrimento.


•LOBISOMENS - Sendo a lenda popular bragançana, nascem com o fadário de lobisomens os filhos gerados em sexta-feira santa e os de compadre e comadre. A crendice no lobisomem já o paganismo a mantinha, atribuindo-a, porém, aos membros de uma família que andavam durante nove anos transformado em lobos, readquirindo no fim deste tempo a personalidade humana. O povo, perdido o conhecimento das coisas, explica-as a seu modo por ideias correntes no seu tempo e muitas vezes juntando-lhe elementos de outras lendas.


•LUA - A lua é muitas vezes encarada de forma negativa - O que talvez se deva ao facto de, ao contrário do Sol, não gerar luz, antes a reflectir. A variação aparente da sua forma permaneceu durante muito tempo misteriosa... Também se especulou muito sobre a influência indecifrável que este satélite da Terra exercia sobre as mulheres, o humor dos indivíduos (até provocar a loucura, pretende a lenda), o movimento das marés...

Princípio - A selenologia, ou estudo da Lua, afirma que o quarto crescente favorece tudo o que cresce, quer se fale de empreendimentos, da cultura da terra, da felicidade ou de infelicidade (até à lua cheia, incluindo essa data); o quarto minguante é favorável a tudo o que declina e se fortalece do interior (as colheitas...). Cortar o cabelo ou as unhas, praticar uma sangria ou um purgante: todas estas operações estavam outrora sujeitas às datas das fases da Lua.

Influência sobre os animais - Em Espanha, outrora, evitavam-se cuidadosamente os períodos de lua cheia para matar um porco; na verdade, temia-se que a carne se deteriorasse rapidamente e que se tornasse impossível conservá-la. Além disso, consta que os bezerros e os cordeiros concebidos durante esta fase não sobrevivem ou dão origem a partos difíceis.

A linha da Lua - De noite, quando a Lua está visível, o seu reflexo desenha no mar uma lima por cima da qual os pescadores irlandeses evitam passar.

O halo da Lua - Este halo, quando aparece, anuncia chuva.


•MALMEQUER - Falamos no desfolhar do malmequer pelos namorados para saber se um deles tem ou não amor ao outro. Tal usança já vem do paganismo que, para isso utilizava a flor da papoila, colocando na mão fechada e batendo com a outra em cima. Conforme o estalo da flor, era grande, pequeno ou nulo, assim significava o grau de amor.


•MANDRÁGORA - Apuleio também a menciona, dizendo que «o soporífero da mandrágora é famoso pela modorra que causa e eficaz para produzir um sono semelhante à morte».


•MOCHO - É tida como uma ave agourenta, nocturna, núncia de infortúnios, que os romanos procuravam apanhar quando entrava em alguma casa, pregando-a nas portas, «para expiarem por seu tormento as desgraças de que ameaçavam as famílias com os seus nefastos voos».


•OLHAR PARA TRÁS - Nas crendices populares, encontra-se a de não olhar para trás ao marchar, depois de praticados certos actos de terapêutica medicinal.


•PÉ ESQUERDO - Entrar em casa com o pé esquerdo, é mau agoiro. Nos templos gregos, a escadaria para subir ao altar tinha três degraus. Os romanos nem sempre observaram esse cânone e limitavam-se a construí-las com um número ímpar de escalões, em obediência à crendice de entrar em casa com o pé direito, visto naturalmente iniciar-se a subida com esse pé, dando em resultado ser ele o do ingresso na casa.


•PREGOS NAS PORTAS - Os romanos cravavam nas portas pregos arrancados dos sepulcros, ou colocavam nelas o phalus, para afugentar de seus jardins malefícios e ladrões.


•CULTO DA PEDRA


•PROCISSÕES - As procissões vão tornar-se um aspecto importante da atitude devocional que se afirma a partir do séc. XIII. Às primitivas práticas mágicas colectivas, contrapõe-se a alteração das mentalidades, que procura afirmar a individualidade religiosa. A proliferação e afirmação das múltiplas devoções neste século, com maior expressão no culto dos santos e das relíquias associadas, bem como nas inúmeras invocações da Virgem Maria, do Espírito Santo e da Cruz, assim como as peregrinações a locais considerados especialmente santificados, vão assumir grande importância na vida cultural e religiosa, dando-nos, desta forma, o registo da diferença de atitudes perante o catolicismo.

Estas modificações revelam-se primeiramente no espaço urbano, mais permeável às alterações de mentalidades. E as procissões, enquanto manifestações extra litúrgicas que aliam o sagrado ao profano, contribuíram para essa alteração.

Ligadas ao aparecimento das ordens mendicantes, com especial relevância para os franciscanos, que, de forma pedagógica, procuravam ilustrar e explicar os mistérios da fé católica às populações. As suas encenações do presépio, da via sacra e de episódios sagrados, assumiram-se, durante muito tempo, no instrumento mais eficaz para explicar e difundir a religião católica. A teatralidade inerente a estes actos, afirmava o carácter de festa ligado às procissões, onde o povo e também a nobreza dominavam os espaços, através da imposição dos seus elementos distintivos. As insígnias das várias hierarquias sociais, e das diferenciações entre elas, tinham um lugar importante nas procissões, seguindo um protocolo onde cada uma tinha seu lugar. A cultura popular introduz também os seus elementos, tais como gigantes, serpentes e outras manifestações simbólicas do imaginário popular. E é também uma forma de afirmação da legitimidade dinástica, utilizada por D. João I, que introduz S. Jorge na procissão do Corpo de Deus. Durante séculos, as procissões são os grandes acontecimentos sociais em Portugal.

As procissões obedecem a determinados rituais, sendo frequente ainda as autoridades e individualidades locais irem no Pálio. São muito conhecidas as Procissões das Velas que se realizam um pouco por todo o país.


•RAIO - Não muita gente que não tenha respeito aos raios, faíscas e relâmpago e não pronunciam nada de bom.


•CULTO DA SERPENTE - A serpente é um símbolo de sabedoria para filósofos, alquimistas e sacerdotes. Representa o cúmulo de conhecimento conseguido através dos tempos e a reciclagem constante nas suas infinitas trocas de pele. Tem o poder de matar e curar com o mesmo veneno. A serpente mais velha de todas é Satã, que, segundo a versão bíblica, enfeitiçou e seduziu as duas primeiras criações humanas divinas.


•SONHOS - Sonhar que se é açoitado, degolado ou com tristezas que fazem chorar, anuncia sorte, fortuna; pelo contrário, sonhar com risos, comidas deliciosas, comezainas, amores, é indício de contrariedade e desgostos.


•TABUS - São preceitos considerados religiosos ou supersticiosos que envolvem conceito de imoralidade para quem os transgride, atraindo, além disso, infortúnio sobre os transgressores.


•TOTETISMO


•VARINHA DE CONDÃO - Varinha mágica é um instrumento muito usado pelos bruxos; para estes, é como se fossem uma extensão dos dedos e simboliza o controle do poder. É também conhecida como bastão (magia).

Geralmente é feita de madeira ou marfim, mas pode ser feitas de outros materiais dependendo do seu fim, como mogno, teixo, salgueiro, entre outras. Uma grande parte dos bruxos faz sua própria varinha mágica, ao invés de comprá-la, pois acreditam que assim estarão "incorporando seu poder" a ela.

OPINIÃO: APÓS LER ESTE ARTIGO, CONTINUE COM SUA FÉ EM DEUS, EM SUA RELIGIÃO, BUSQUE SAÚDE, PAZ E TRABALHO, POIS SÓ ASSIM CONSEGUIMOS CONQUISTAR NOSSOS OBJETIVOS.

SE ALGUÉM CONSEGUISSE ALGO COM ESTAS BABAQUISSES, NÃO TERIA NINGUÉM POBRE E O BRASIL SERIA UM PAIS DE MILESIMO MUNDO E SEDE UNIVERSAL DA MAGIA .

ABRAÇÃO AMIGOS FELIZ 2012( NÃO CITO ANO NOVO POIS É BEM VELHINHO, VOCE NÃO ACHA?)