sexta-feira, 4 de março de 2011



widget
contador de visitas
contador de visitas

acupuntura e alivio das dores.

Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O têrmo se refere a uma modalidade de reflexoterapia, não deve ser confundido com a Auriculopuntura, especialidade da acupuntura. História da Auriculoterapia - A auriculoterapia têm, desde tempos remotos, relatos de seu uso em vários casos. Hipócrates, considerado o pai da medicina, em seu livro “Geração” relata curas de impotência sexual com pequenas sangrias na orelha. Ao longo dos séculos, encontram-se documentos que relatam de tratamentos semelhantes para diversas doenças. Em 1637, o médico português Zacutus Lusitanus descreve a utilidade de cauterizações auriculares no tratamento da nevralgia ciática. Valsalva, em 1717, descreve precisamente a região do pavilhão auricular que estava queimando quando o paciente sofria de fortes dores de dente, esta descrição está em seu livro “De Aura Humana Tratadus”. De 1850 a 1857 surgem muitas publicações sobre a eficácia desse método no tratamento da nevralgia ciática.

“A favor dessa prática produz-se um verdadeiro entusiasmo, na verdade bastante efêmero, já que não se podia dar-lhe nenhuma base científica” (PAUL NOGIER, 1998). Em meados de 1950 médicos franceses da região de Lyon começaram a receber pacientes com cauterizações no pavilhão auricular. Os pacientes diziam-se aliviados de nevralgia ciática graças à cauterização.

Um desses médicos era Paul Nogier, intrigado, começou a fazer em casos análogos, a mesma cauterização que parecia tão eficaz. Seus resultados foram surpreendentes tamanha a sedação, que era quase imediata. O Dr. Nogier questionou-se se o pavilhão auricular poderia estar relacionado com outras partes do organismo, mas seus resultados foram infrutosos por muito tempo.


Estudando as nevralgias ciáticas, Nogier constatou que um bloqueio da quinta vértebra lombar é causadora freqüente dessa patologia. Então ele supôs que a quinta vértebra lombar correspondia ao local da cauterização no pavilhão. Posteriormente, concluiu que o restante da coluna ficava na continuação da anti-hélice.


Paul Nogier provou seu método partindo da coluna vertebral tratando dores em diversos locais do corpo através do estímulode pontos distintos da orelha, provando que a eficácia do método se confirmava de modo geral.


Ele nomeou esse método de Auriculoterapia.


A técnica desenvolvida por Paul Nogier


Segundo esta terapia, existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.


Foram encontradas referencias a auriculoterapia em pinturas egípcias e em textos gregos, mas foi por volta de 1950, que francês Paul Nogier iniciou suas pesquisas nesta área.


Esta técnica se associa à reflexoterapia, a técnica desenvolvida por Nogier não deve ser confundida com o tratamento de acupuntura focada na orelha, que também costuma ser traduzida como auriculoterapia em português.


Na auriculoterapia desenvolvida a partir das pesquisas de Nogier o estímulo é feito através de laser ou eletricidade. Não são utilizadas agulhas ou pontos fixos de estímulo.


Diferenças em relação à acupuntura focada na orelha


A Auriculopuntura se baseia em princípios distintos da reflexoterapia (apesar de muitas semelhanças), associados ao conhecimento dos meridianos trabalhados pela medicina tradicional chinesa.


Na acupuntura as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias.

São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.


A Auriculoterapia é um método terapêutico que utiliza a orelha para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geralCada organismo reage de uma forma ao estimulo, cada pessoa é um universo único. O principal objetivo deste tratamento é promover o equilíbrio do cliente, e assim o seu bem estar. A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo:

> DIABETES
> DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS
> LABIRINTITE
> TENDINITE
> STRESS
> OBESIDADE
> TPM


É um tratamento de acupuntura na orelha, uma prática pouco conhecida, mas que já vem sendo desenvolvida desde as antigas civilizações orientais. Sempre buscando soluções para nossas angústias e desconsolo, a medicina apresenta novas descobertas. Uma delas é a medicina alternativa, que para muitos pode parecer uma bobagem, mas não é bem assim.


Este tratamento terapêutico consiste na estimulação dos pontos cutâneos específicos da orelha, promovendo assim uma estabilidade interna do organismo. A Auriculoterapia é utilizada no tratamento do tabagismo, obesidade, enxaqueca, dores em geral, depressão, ansiedade, coluna e síndrome do pânico, dentre outras. Este tipo de medicina vem atraindo cada vez mais pessoas, que buscam tratamentos alternativos, sem muita dor e sem remédios químicos. Auriculoterapia utiliza apenas medicamentos homeopáticos, em especial feitos a base de flores, os chamados florais, que não possuem contra indicações.
A Auriculoterapia é desenvolvida para dar uma maior harmonia ao corpo, melhorando o equilíbrio do organismo. Mas deve-se lembrar que não cura todos os tipos de doenças. Não podemos falar em Aurículoterapia sem conhecer um pouco de acumpuntura. :


Acupuntura é um método de tratamento que equilibra o Qi, que é a Energia ou Força Vital. Pontos de Acupuntura,são pontos focais de Qi localizados em canais de energia ou pathways.Quando os fluxos de energia correm livremente por estes pathways a saúde é mantida. Quando este fluxo de energia é deficiente, excessivo ou bloqueado, saúde é rompida, o que resulta em enfermidade ou dor.Colocando-se micro-agulhas em pontos específicos de Acupuntura, o Qi do corpo pode ser restabelecido, colocado em equilíbrio e o fluxo de energia devolvido ao normal.Acupuntura pode ser usada para tratar problemas agudos ou crônicos e também como tratamento preventivo.A acupuntura trabalha com o corpo e aumenta a vitalidade global e Energia. A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Neste processo são utilizados micro-agulhas descartáveis. São também utilizadas, as ventosas (ventosoterapia), como também môxa (moxabustão), as quais são preparadas à partir da erva Artemísia e também pressão (DO-IN), Ultra-som, estimulação cutânea, raio luminoso, eletricidade, campo de energia.


É uma técnica em que se usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central. A auriculoterapia estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina.


O conhecimento da Auriculoterapia está se expandindo e enriquecendo à medida que as pessoas passam a observar e relacionar os pontos com suas emoções e imagens interiores, além dos próprios órgãos e funções do corpo.


Por exemploonto correspondente ao coração: tem função tranquilizante; Ponto correspondente ao rim: tonifica a energia vital do corpo;


Relação analógica do feto e pavilhão auricular


A auriculoterapia tem papel importante para a escolha do tratamento em fisioterapia, para quadros álgicos, bem como para outras patologias.A analogia do feto se fundamenta na inervação do pavilhão auricular, pois este apresenta relação neurológica com os pares cranianos, fazendo o arco reflexo; orgão víscera,pavilhão auricular.


Auriculoterapia Chinesa


A Auriculoterapia Chinesa é baseada nos conceitos filosóficos milenares da cultura chinesa, aonde se faz a relação entre o macrocosmos e o microcosmos e os princípios da natureza.


Tratamento para disfunção e dor através de estímulos na orelha externa


Introdução


A auriculoterapia trata disfunções orgânicas e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos localizados na orelha externa.


Os chineses a consideram como originária de seus estudos de acupuntura; os franceses como resultado de pesquisas realizadas na França. Os termos acupuntura auricular e auriculopuntura estão mais vinculados à prática de auriculoterapia na China, enquanto que o termo auriculoterapia está intimamente relacionado aos estudos franceses.


O importante, no entanto, é sabermos que a orelha externa já era usada para tratamento na Grécia antiga, por Hipócrates, o pai da Medicina, cerca de cinco séculos antes da era cristã. Portanto a auriculoterapia já era praticada na antigüidade, tanto no mundo oriental quanto no mundo ocidental.


Escola Chinesa


A Escola Chinesa de Auriculopuntura está relacionada aos estudos de acupuntura sistêmica. Um histórico resumido da acupuntura e de seu desenvolvimento na China pode ser encontrado no livro de Tom Sintam Wen, intitulado Acupuntura clássica chinesa, publicado em 1999.


Nas publicações que seguem a Escola Chinesa, encontra-se o estudo da auriculopuntura relacionado às quatro teorias fundamentais da acupuntura: as teorias yin-yang, zang-fu, dos cinco elementos e dos meridianos.


A Escola Chinesa divulga a existência de mais de 200 pontos na orelha externa (frente e dorso) e alguns tratamentos de acupuntura sistêmica (pressão alta, por exemplo) utiliza a orelha como parte do tratamento sistêmico para a disfunção.


Atendimento individual com Auriculoterapia para:

TABAGISMO (COMO PARAR DE FUMAR)


A Acupuntura Chinesa tem demonstrado sua eficiência nos tratamentos de pacientes portadores do vício do tabaco, auxiliando nos processos de controle da síndrome de abstinência e das alterações que o paciente enfrenta quando toma a sábia decisão de romper com esta dependência.


Nestes 21 anos em JF atendemos mais de mil pacientes com tratamento específico para tabagismo, conseguindo resultados extraordinários.


(EMAGRECIMENTO)


Peso em excesso, além da sobrecarga para todo o sistema estrutural e circulatório, causa desconforto e limitações ao portador.


Com a combinação de Acupuntura, Fitoterapia, Florais de Bach, Shiatsu, aliados à orientação alimentar natural, conseguimos acelerar a desintoxicação e reequilíbrio do organismo, promovendo expressivas mudanças no dia a dia de cada paciente.


O resultado são modificações na combinação altura/peso, melhorando a auto-estima e promovendo o bem-estar daqueles que reeducam seu relacionamento com os alimentos e com o modo de alimentar.


É como dizemos em PNL: "Se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa".