quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VERDADES E MENTIRAS SOBRE A HIPNOSE.

O que é a hipnose?
Martínez Perigod e Asís definem a hipnose como um “estado alterado da consciência no qual as idéias são aceitas através de sugestões em vez de avaliação psicológica”.
Berheim a define como um estado mental particular, que pode ser produzido e que aumenta a sugestionabilidade, entendida como a tendência para ser influenciado por uma idéia aceita pelo cérebro e para ser transformada em ação.
A British Medical Association a define como um estado passageiro de atenção modificada na pessoa, estado que pode ser produzido por outra pessoa e onde diversos fenômenos podem aparecer espontaneamente ou em resposta a estímulos, sejam verbais ou de outro tipo. Esses fenômenos compreendem uma mudança na consciência e na memória, uma suscetibilidade agravada pela sugestão e aparição na pessoa de respostas e idéias que não são familiares a ela em seu estado de ânimo habitual.
Como podemos ver, todos os autores estão de acordo em que a hipnose produz um estado diferente ao da vigília habitual e permite a modificação de quase toda conduta habitual humana.
Existe uma clara tendência em confundir hipnose e sugestão. Isso não é certo. O fenômeno da hipnose implica muito mais do que simples respostas às sugestões. A sugestão é algo pontual enquanto a hipnose é um estado em que se chega depois de um processo.
Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?
Com poucas exceções, qualquer pessoa, se quiser, pode ser hipnotizada. O contrário também é válido, ou seja, quem não quer, não será.
A hipnose é essencialmente uma questão de cooperação entre quem esta hipnotizando e o hipnotizado. Não se trata de nenhum tipo de poder que uma pessoa exerça sobre outra (mesmo que alguns queiram que acreditemos), portanto não há forma de fazer que alguém pense no que não quer. Os hipnoterapeutas irão tentar ajudá-lo a conseguir o que você deseja, não o que eles querem.
Já que a cooperação é tão importante, não poderão ser hipnotizados quem não for capaz de cooperar, como deficientes mentais, crianças (menores de 5 ou 6 anos), quem estiver sobre influência de álcool, etc.
A pessoa ideal seria aquela que tem boa imaginação visual, deseja ser hipnotizada e mostra grande cooperação.
As pessoas que pensam ter uma “forte vontade” e que por isso não podem ser hipnotizadas, estão enganadas. Deveriam ser sinceras e dizer que simplesmente não desejam ser hipnotizadas.
Também tem quem pensa que somente os doentes mentais podem ser hipnotizados, porém seja mais fácil que ocorra o contrário, como explicamos antes.
Em que tipo de problemas a hipnose é eficaz?
A hipnose pode ajudar em inúmeros problemas.
Sabendo que não é uma técnica psicológica, não resolverá nenhum problema, mas ajudará muito em quase todos aqueles que tenham um papel importante: os fatores emocionais.
A hipnose tem demonstrado eficácia em áreas, tais como: deixar de fumar, emagrecer, todos os tipos de fobias, insônia, dor crônica, impotência, enxaquecas, parto, timidez, comer unhas, hipertensão, etc.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CROMOTERAPIA E OS SIGNIFICADOS DAS CORES.


O SIGNIFICADO DAS CORES



As cores da Aura

O corpo humano cria à sua volta uma luz clara (esbranquiçada), é a consequência da movimentação da energia (bio energia). Esta luz é a aura material. Como um corpo vivo possui vibrações oriundas da qualidade e forma dos pensamentos humanos, o resultado destas vibrações é a aura espiritual. Esta Aura manifesta-se por cores e significados diversos.

Interpretação das cores;

Azul
Esta é a cor da paz de espírito, da tranquilidade e da calma. Os tons mais claros são indicadores de uma imaginação geradora e de grande capacidade intuitiva. Os mais escuros revelam a solidão e o isolamento. Este estado de espírito, indicado pelo azul-escuro pode ser um indicador da procura do divino. Os tons mais fortes do azul apontam para uma postura honesta e uma grande capacidade de avaliação. Finalmente as diferentes cores e tons de azul como se estivessem todas misturadas, são indicadoras de bloqueios a diversos níveis.

Cor-de-laranja
A cor alaranjada indica sentimentos fortes entre os quais estão a ambição e o orgulho. É a coragem, a alegria e grande sociabilidade. Ela indica a abertura espiritual a vários níveis, inclusivamente o astral. A combinação dos diversos tons laranja mostra-nos umas cores mais claras outras mais escuras. Essas combinações, podem revelar outras situações entre as quais sentimentos de medo ou preocupação e ainda de alguma vaidade.

Vermelha
É a cor das paixões violentas, da raiva e sensualidade. Reflectem energias bastante poderosas e geradoras de vida. O vermelho indica grandes capacidades a nível mental. Afecta o sistema circulatório, bem como aparelho reprodutor. Indica ainda grandes capacidades de ordem mental. O vermelho manchado por diversos tons da mesma cor é ou pode indicar sentimentos descontrolados, agressividade e precipitação.

Cor-de-rosa
É a afeição e o amor. Indica compaixão e pureza. Sociabilidade, alegria e um sentimento de compartilhar o que a vida tem de bom. Necessidade de sentir que à sua volta tudo e todos se sintam bem. Normalmente, quando esta cor faz parte da aura, indica que se tratam de pessoas afáveis e de certa maneira com uma postura reservada e modesta. A mistura de diversos tons de rosa pode indicar sentimentos contraditórios, como verdade ou ausência da mesma.

Verde
Esta cor pode indicar sentimentos extremos que vão desde sensibilidade e grande compaixão até a motivações como o engano, o artifício e a rudeza. Pode ser a calma e a honestidade (entenda-se neste caso, honestidade como ser de confiança). As pessoas que possuem esta cor na sua aura geralmente são dotadas com a capacidade de curar. Os tons verdes escuros podem reflectir, inveja, ciúme e doença física. Os verdes claros, educação, serenidade e paz.

Cinzento
Pode indicar uma procura do essencial no referente a capacidades extra sensitivas. Pode demonstrar estados depressivos, tristeza e também egoísmo. Os tons mais escuros do cinzento podem indiciar desequilíbrios físicos. Também são reveladores de uma vontade de não deixar nada por terminar. Os tons escuros ainda podem demonstrar mentira e hipocrisia. Os cinzentos-claros a angústia, o medo e a dúvida.

Preto
Esta cor, pode ser considerada com um coeficiente elevado de dificuldade na sua interpretação. Pode indicar tragédias, morte e doença. No entanto, também pode ser uma cor de protecção, purificação, auto limpeza e todas as formas de defesa em relação a males vindos do exterior, tal como invejas, pragas e mau-olhado. Pode indicar ainda formas de desequilíbrios. Finalmente, em função da própria pessoa poderá indicar, sentimentos de ódio, vingança e acção maléfica. Esta cor necessita de uma leitura muito cuidadosa.

Branco
O branco pode-se considerar uma cor primária, uma vez que normalmente é a primeira a ver-se. É o conjunto interno de todas as cores e sempre que aparece, é associado a uma delas. O branco como cor de uma aura é a pureza, amor, caridade e todas as formas de transmitir algo de bom. Finalmente pode significar a abertura do espírito a uma maior criatividade. Uma cor branca azulada é sempre o conjunto de todos os sentimentos de bondade e amor.

Amarelo
Numa aura, esta cor é uma das primeiras e pode considerar-se das mais fáceis de ser detectada. O tom amarelo claro normalmente quando é visível à volta da cabeça junto à linha do cabelo é possível que indique optimismo. O amarelo significa a actividade mental. Pode indicar evolução, luz, sabedoria e intelecto. O amarelo é a capacidade e a clarividência, pode considerar-se como o despertar do ser para formas evoluídas de faculdades psíquicas e de uma elevada sensibilidade.
Finalmente, os diversos tons de amarelo, como se estivessem manchados, podem indicar uma excessiva actividade mental. Pode também ser indicador de um sentido crítico excessivo

De uma forma resumida podem-se interpretar as cores da aura como sendo;

Vermelho; Fogo, paixão, energia e actividade.

Amarelo; Intelectualidade, análise, optimismo e procura do essencial.

Laranja; Auto – expressão, vontade, ambição e pensamentos laterais.

Azul; Amor, honestidade, paz, sensibilidade e satisfação.

Verde; Equilíbrio, estabilidade, capacidade de cura e ensino.

Turquesa; Demonstra imaginação, criatividade e poder de comunicação.

Rosa; Compaixão, calor humano e respeito próprio.

Violeta; É o discernimento, o místico, o erótico e o charme.

É possível verem-se ainda outras cores e tons, que não foram indicados. Quando acontece, seguindo metodologias que mais à frente se indicará, pode-se fazer a respectiva interpretação que nem sempre tem o mesmo significado. Pelo menos é o que a experiência indica.

Pode ainda suceder que algumas pessoas “vejam” auras que na realidade não existem e que podem ser o resultado de alguma forma de distúrbio da visão, ou outro tipo de situações como por exemplo: reflexos, retenção temporária de uma outra cor que vimos. A leitura da aura necessita de uma grande preparação mental antes de se iniciar o processo, para que se reduza ao mínimo a possibilidade de visões deformadas das cores. A aura pode inclusivamente mostrar cores que estão momentaneamente relacionadas com o meio ambiente, o estado emocional da pessoa e muitas outras situações.

Assim, nada melhor que criar condições de paz emocional para que a visão e a interpretação sejam correctas. A meditação, uma vela branca, uma música suave, ajudam a encontrar a forma ideal de visualizar uma aura.

O efeito das cores
O que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho?
Para cada personalidade existe uma cor preferida.
Conheça a influência de cada uma delas sobre o nosso organismo.
O efeito e as influências das cores sobre os seres humanos são muitos e variados e, por isso, merecem um estudo especial. Para facilitar o entendimento do assunto e estabelecer uma ordem informativa, usaremos apenas oito cores, divididas em cores primárias ou básicas, e secundárias ou auxiliares.
Cores primárias: azul, vermelho, verde e amarelo.
Cores secundárias: preto, cinzento, castanho e violeta. As variações entre as tonalidades da mesma cor são ignoradas para ajudar a uma melhor compreensão e também porque não determinam diferenças marcantes quanto aos resultados.
O branco não é citado, pois não é uma cor em si, mas o conjunto de todas as cores; portanto, possui um efeito neutro, não muito significativo em cromoterapia.
O preto, que igualmente não é uma cor, mas a total ausência de cor, é incluído porque produz uma grande influência sobre os seres humanos.
Azul
O azul é uma cor suave, que induz à calma, tranquilidade, ternura, afectuosidade, paz e segurança. Favorece as actividades intelectuais e a meditação. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível e unificadora.
A contemplação do azul determina a profundidade, sentimento de comunhão no infinito, sensação de leveza e felicidade. É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, o equilíbrio, a sensatez e a ternura. É a cor da compaixão, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança.
Favorece a criação e a manutenção de um ambiente calmo nas nossas casas ou locais de trabalho.
Num sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é azul. Nas suas tonalidades mais escuras, o azul é relacionado com o infinito profundo e a eternidade; nos seus tons mais claros, ao êxtase místico. Quando existe aversão ao azul pode significar confusão e instabilidade mental, inquietação, ansiedade, inconstância, orgulho e rebeldia.
Efeitos orgânicos
Redução suave da frequência cardíaca, diminuição do ritmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibidor de descargas de adrenalina, ligeiro efeito hipnótico no sistema nervoso central. Com a redução dos ritmos cardio-circulatórios, respiratórios e nervosos, o organismo tem uma melhoria considerável no que se refere a energia.
Indicações
Nos casos de stress, cansaço, convalescença, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, insónia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade, alcoolismo, convulsões, esgotamento nervoso, agitação psicomotora e neuroses.
Contra-indicações
O azul não possui contra-indicações. Uma ligeira contra-indicação em casos de medos muitos acentuados ou fobias.

Vermelho
Uma cor activa e estimulante, que transmite impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual e desejo. O vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a gloria e a capacidade de liderança. A sua contemplação estimula a acção, a luta, a conquista. É a cor das pessoas possuidoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, instáveis, empreendedoras e às vezes até violentas em casos extremos.
O vermelho é preferido por preguiçosos e deprimidos. É rejeitado por pessoas agitadas e irritáveis. Estes sintomas podem aparecer mesmo quando há carência de energia, como nos casos de cansaço extremo.
Efeitos orgânicos
Aumenta a pulsação, a frequência cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital, a actividade nervosa e glandular e favorece a contracção da musculatura.
Indicações
Alterações cardiovasculares não congestivas, pressão baixa, insuficiência cardíaca, anemias, fraquezas nervosas, convalescenças, impotência sexual, frigidez, tristeza, depressão, melancolia, desinteresse pela vida e pelas coisas, excesso de práticas psíquicas (ioga, meditação, etc.), doenças musculares atróficas, paralisias musculares, preguiça e doenças debilitantes de uma maneira geral.
Contra indicações
Ira, nervosismo, neurastenia, tensão emocional excessiva, pressão alta, excitação sexual, tensão pré-menstrual, paranóias, esquizofrenias com estados de agitação, fase maníaca da psicose maníaco-depressiva, cãibras musculares, doenças do fígado e da vesícula biliar, insónia e excitabilidade exagerada.

Preto
O preto transmite uma sensação de renúncia, entrega, abandono e introspecção. A sua condição de total ausência de cores relaciona-a simbolicamente com a ideia do nada, do vazio. Por isso expressa a concepção abstracta do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não (o branco dá a ideia do sim). Preto e branco são tons extremos que estão ligados ao simbolismo cabalístico do alfa e do ómega, do princípio e do fim.
O preto significa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e permite um conhecimento do indivíduo no seu processo existencial. No Ocidente, o preto é a cor do luto por expressar melhor a eternidade no seu sentido mais profundo: a não existência.
As pessoas que preferem o preto ou têm atracção por ele são estranhas, distantes, taciturnas, procuram a renúncia e o isolamento. É a cor predilecta dos monges e outros tipos de religiosos, pois permite um maior contacto com o inconsciente e com a vida interior.
Indicações
O preto tem o efeito de isolar; por isso, muitas vezes é usado antes de uma aplicação específica, para neutralizar o paciente da influência das outras cores. Também pode funcionar como antídoto ao efeito indesejável de uma determinada cor. Tem ainda o curioso efeito de aumentar a capacidade de acção das outras cores, quando é aplicada simultaneamente com essas cores.
Contra-indicações
O preto é contra-indicado, nas roupas, em caso de tristeza excessiva, depressão, melancolia, medo, senilidade e paranóia. Por isso, nunca deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido – o amarelo seria mais indicado. A tradição do uso do preto como a cor de luto era comum entre os sacerdotes durante as cerimónias fúnebres.

CINZENTO
Trata-se de uma cor neutra e isenta de qualquer capacidade de influenciar o ser humano, já que é o equilíbrio entre o preto e o branco, exactamente o meio do espectro cromático. O cinzento não emite estímulo psicológico. Em qualquer tonalidade que se apresente, não produz nem tensão nem relaxamento: é completamente neutro. Transmite essa mesma neutralidade que dá uma a sensação de equilíbrio e estabilidade. As pessoas que têm atracção pelo cinzento sentem a necessidade de procurar o equilíbrio, a redução dos conflitos psicológicos e podem estar carentes de energia vital. O cinzento é o preferido por aqueles que procuram isolar-se do mundo ou não se identificam com os padrões e valores mundanos.
Efeitos orgânicos
O cinzento não exerce influência sobre os órgãos e as funções orgânicas ou metabólicas.
Indicações
O cinzento é indicado quando se deseja reduzir uma tendência psicológica ou emocional. Ele ajuda a melhorar os defeitos do carácter através da auto-análise e do auto-conhecimento. O cinzento melhora os temperamentos irascíveis.
Contra-indicações
Nos casos de distanciamento da realidade, nas esquizofrenias, no autismo, em casos de memória fraca e desorientação no tempo e no espaço.

Castanho
O castanho representa a estabilidade, a necessidade de segurança, a dependência, a disciplina e a uniformidade e desenvolvendo o sentido das responsabilidades. Como o castanho é uma espécie de vermelho escurecido, ele possui a vitalidade e a força impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto neutralizador. Assim, o castanho é uma cor que transmite uma vitalidade passiva. É uma cor indiferente, habitualmente preferida por religiosos e caminhantes. Por isso é que se diz que o castanho realça a importância das raízes, do lar e do conjunto social.
Indicações
Nos casos de instabilidade, indisciplina, neurastenia, psicose maníaco-depressiva, atritos familiares e rebeldia infantil.
Contra-indicações
Auto-disciplina excessiva, apego familiar exagerado, dependência afectiva, dependência psicológica à família ou ao grupo e ao isolamento.

Violeta
O violeta é uma resultante da mistura do vermelho com o azul, conservando as propriedades de ambos, embora seja uma cor distinta. O violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul. É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. Permite a sensação de fusão entre sujeito e o objecto, entre o indivíduo e o todo. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual ou astral.
O violeta é uma cor preferida mais pelas crianças ou por pessoas imaturas ou que estejam em processo de procura de um sentimento espiritual para as suas vidas. Mas isso não que dizer que a escolha do violeta signifique falta de maturidade ou de dependência. Quem prefere o violeta é claramente sensível e delicado. É a cor das pessoas que têm insegurança emocional e uma certa instabilidade psíquica. O violeta é uma cor feminina, transmitindo misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível, encantamento e irrealidade.
Efeitos orgânicos
O violeta actua em diversos órgãos, produzindo equilíbrio entre o sistema simpático e parassimpático.
Indicações
Carência afectiva, auto-destruição, crises de personalidade, materialismo excessivo, remorso e sentimento acentuado de culpa.
Contra-indicações
Mistificação, manias, psicose, vícios de drogas, alcoolismo, hipoglicemia, fanatismo e dispersão mental.
Aplicações da cromoterapia
As cores afectam profundamente as nossas energias vitais e as nossas emoções. Saiba como aplicá-las de modo a harmonizar os aspectos físicos e mentais.
Na medida em que o nosso organismo se relaciona com o meio ambiente, recebe estímulos constantes sob a forma de cores e luzes. Isso sucede também com as plantas e os animais. A sensação de bem-estar, de amplitude, de serenidade e paz que experimentamos numa floresta não se deve apenas ao ar puro e ao aroma agreste, mas à grande influência que a cor verde exerce sobre as nossas vibrações mais subtis.

domingo, 23 de janeiro de 2011

O PODER DO ALCASSUZ.

Propriedades terapêuticas Antitussígeno, antiúlcera, laxante, antihistamínico, regulador hormonal, expectorante, laxante Princípios ativos Glicósidos do grupo das flavonas, saponinas, óleo essencial, taninos, enzimas, glycirrizinina 5 a 10%, goma, sucrose, fitoesteróis, polissacarídeos, cumarinas Indicações terapêuticas Conjuntivite, fígado, supra-renais, desequilíbrios hormonais, úlceras pépticas, baço, rins, hepatite, toxinas, difteria, tétano, garganta
Informações complementares
Nomes em outros idiomas
• Espanhol: Regaliz
• Alemão: Süssholz
• Inglês: Licorice
Origem
Europa meridional e Oriente. O uso medicinal do alcaçuz é datado dos povos antigos do Egito, relatado em seus papiros.
Uso medicinal
A complicada composição química do alcaçuz dá a ele um largo espectro de propriedades. Centenas de estudos já comprovaram sua ação no tratamento de doenças do fígado, supra-renais, desequilíbrios hormonais e úlceras pépticas.
Na China, onde é uma das ervas mais utilizadas, é indicado para o baço, rins e proteger o fígado de doenças. No Japão um preparado de alcaçuz é utilizado para tratar a hepatite. Estudos mostram que o uso do alcaçuz ajuda o fígado a combater as toxinas produzidas pela difteria, tétano, cocaína e estriquinina e também aumenta a estocagem de glicogênio.
Uma outra ação é de estimular as supra-renais. Muitos estudos comparam sua ação com a hidrocortisona, mas sem seus efeitos colaterais. Como a cortisona, diminui as inflamações e alivia sintomas de artrite e alergias, daí seu efeito anti-histamínico. A raiz possui glicirrizina (cinquenta vezes mais doce que a sacarose), que favorece a formação de hormônio como a hidrocortisona. Mulheres com ciclos menstruais irregulares tratadas com alcaçuz normalizam seus ciclos, pelo equilíbrio hormonal que o tratamento promove.
O alcaçuz também é utilizado para tratamento de úlceras. Seu uso cobre o estômago como um gel protetor, além de diminuir a acidez estomacal e reduzir os espasmos intestinais. O alcaçuz também combate irritações na garganta e congestão nos pulmões, sendo um expectorante. Estudos na Índia comprovaram o uso do alcaçuz para combater conjuntivites.
O alcaçuz é ligeiramente laxante. O suco evaporado, purificado e engrossado é abundantemente utilizado em farmacologia como coadjuvante aromático e elástico para pastilhas.
Dosagem indicada
Mau-hálito, tosse
Vinho medicinal: colocar em infusão, por 10 dias em um litro de bom vinho branco, 120 g de raízes de alcaçuz esmagadas, 60 g de sementes de anis e 60g de sementes de funcho. Filtrar o vinho e tomar 6 colheres ao dia. Este vinho serve também para fazer bochechos, especialmente quando o mau-hálito é persistente. Também é eficaz contra tosse nesta dose
Inflamações das gengivas e boca:
Decocção 1: ferver por 3 minutos 300g de alcaçuz em 1 litro e meio de água e, após meia hora, filtrar o líquido morno e empregá-lo em bochechos e gargarejos freqüentes.
Decocção 2: ferver por 10 minutos em 1 litro de água, 20g de raízes e ramos de alcaçuz, 40g de eucalipto, 10g de segurelha. Deixe o líquido repousar por meia hora e depois filtrá-lo, empregando-o para bochechos e gargarejos freqüentes.
Depurativo, eczema:
Decocção: cozinhar lentamente por uma hora em 3litros de água, 15g de raízes de alcaçuz, 20g de raízes de genciana, 20 g de raízes de salsaparrilha, 50g de raízes de bardana, 50g de raízes de gramínea, 150g de raízes de dente-de-leão. Quando o líquido estiver frio, filtrá-lo e tomar uma xícara pela manhã em jejum, outra no meio da tarde e outra à noite, antes de deitar-se.
Prisão de ventre
Infusão: misturar 50g de raízes de alcaçuz em pó, 50g de folhas de sene em pó, 30g de folhas de funcho em pó, 20g de folhas de zolfo em pó. Verter uma colherinha desta mistura em um pouco de água morna, deixar repousar por alguns minutos, remisturar e beber. Ingerida à noite ao deitar.
Úlcera do duodeno:
Decocção: verter em um litro de água 100g de alcaçuz e 100g de hipérico. Ferver tudo por 5 minutos, deixar repousar meia hora e filtrar. Tomar 1 xícara pela manhã em jejum e uma xícara após as refeições principais.
Acalmar tosse e acessos de bronquite:
Balas de alcaçuz: dissolver 500g de alcaçuz em meio litro de água, adicionar 250g de goma arábica, 150g de açúcar e levar ao fogo. Deixe cozinhar até a mistura adquirir a consistência de massa ou pasta, espalhando-a então sobre uma superfície de mármore previamente untada. Depois de fria corta-se a massa com uma tesoura, em pequenos pedaços.
Contra-indicações
O emprego de altas doses de alcaçuz pode reter sódio e eliminar potássio, retendo líquidos, causando aumento de pressão sanguínea e dores de cabeça. Portanto usa-se com cuidado em hipertensos. Extratos concentrados em laxantes podem agravar perda de potássio quando o uso é diário e prolongado. Evitar uso em grávidas, hipertensos e doentes renais.
Uso culinário
É um flavorizante de doces, licores, sorvetes, gomas por ser a gilicirrizina 50 vezes mais doce que a sacarose, além de enriquecer o sabor do cacau. Aumenta também a quantidade de espuma nas cervejas.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Doenças, sintomas e condições tratáveis com a acupuntura.

Doenças, sintomas e condições tratáveis com a acupuntura.
A partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura. Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.

A seguir apresentamos o resultado de eficácia da acupuntura, devidamente verificado pela medicina científica. Constam as afecções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.

Afecções físicas:
distensão muscular alivio da dor e desaparecimento dos sintomas em 82% dos casos
dor cervical eficácia em 67% dos casos
pescoço rígido cura obtida em 80% dos casos após 1 sessão
espondilose cervical melhora significativa
dor aguda na coluna melhora imediata da dor
aumento significativo na flexão-extensão das costas
ganho na condição de manter o corpo ereto
dor lombar eficácia em 72% dos casos (superior à medicação convencional)
ciática acupuntura distal com agulha superficial: eficácia em 72% dos casos
acupuntura local com agulha profunda: eficácia em 96% dos casos
inflamação no tórax e costelas cura obtida em 65% dos casos
dor no joelho eletro-acupuntura: alivio completo da dor em 65% dos casos
“cotovelo de tenista” eficácia em 62% dos casos
alívio da dor em 80% após a 1 sessão
periartrite no ombro cura obtida em 66% dos casos
fibromialgia melhora significativa
fascite na planta do pé melhora significativa
osteoartrite eficácia em 61% dos casos (superior à medicação convencional)
artrite reumatóide acupuntura: alívio da dor e melhora dos sintomas gerais em 65% dos casos
eletro-acupuntura: alívio da dor em 90% dos casos
gota / artrite melhora em 100% dos casos
redução do ácido úrico similar à medicação convencional

Afecções de pele:
acne shiatsu / tuina: a acne desapareceu em 42% dos casos após 30 dias de tratamento
acupuntura: a acne desapareceu em 59% dos casos após 10 dias de tratamento
eczema melhora razoável
irritação na pele melhora significativa
micose desaparecimento em 53% dos casos após 3 meses (eficácia superior ao tratamento com vitaminas C e E)
herpes zoster desapareceram a dor e as sarnas após 1,5 a 6 dias
psoriasis vulgar cura obtida em 85% dos casos
psoriasis eritroderma melhora significativa em 50% dos casos
psoriasis pustular melhora significativa em 50% dos casos

Afecções no pulmão e vias respiratórias:
gripe comum melhora razoável
dor de garganta melhora em 90% dos casos
amidalite alívio significativo da dor e da febre
rinite alérgica eficácia em 97% dos casos (superior e mais duradoura que a medicação convencional)
bronquite aguda melhora significativa
asma efeito antiasmático em 93% dos casos
maior ventilação pulmonar em 68% dos casos
doença pulmonar obstrutiva crônica melhora significativa após 3 semanas

Afecções no coração:
hipertensão eficácia similar à medicação convencional, mas sem efeitos colaterais
hipotensão a pressão foi normalizada em 95% dos casos
doença coronariana e angina melhora dos sintomas 85% dos casos
melhora na dor em 74% dos casos
melhora no eletrocardiograma em 69% dos casos
doença cárdio-pulmonar crônica eficácia em 90% dos casos
neurose cardíaca eficácia superior à medicação convencional

Afecções no fígado e vesícula biliar:
cólica biliar eletro-acupuntura: eficácia em 72% dos casos
acupuntura: eficácia em 94% dos casos
cálculo na vesícula biliar cura obtida e melhoria das funções biliares em 92% dos casos
hepatite B (vírus portador) o vírus ficou negativo em 30% dos casos
o organismo produziu anticorpos em 50% dos casos

Afecções no estômago e intestinos:
dor abdominal shiatsu / tuina: melhora em 96% dos casos após 1.3min
acupuntura: melhora em 98% dos casos
cólica estomacal alívio da dor em 98% dos casos
cólica intestinal alívio da dor em 98% dos casos
espasmo gastro-intestinal alívio da dor em 98% dos casos após 30 min
soluços melhora significativa
náuseas e vômitos eletro-acupuntura: eficácia similar à medicação
acupuntura: eficácia em 90% dos casos
magneto-acupuntura: eficácia em 93% dos casos
moxa: eficácia em 98% dos casos
diarréia melhora significativa
constipação melhora significativa
hiperacidez no estomago eficácia em 95% dos casos
gastrite crônica melhora significativa
úlcera acupressura: eficácia em 80% dos casos
acupuntura: eficácia em 97% dos casos
cólon irritado melhora significativa em 93% dos casos
enterite (inflamação bacteriana no intestino) cura obtida em 87% dos casos
a cultura de fezes ficou negativa após 7 dias
hemorróidas moxa: cura obtida em 77% dos casos

Afecções no rins:
cólica renal alívio da dor em 100% dos casos
calculo renal eletro-acupuntura: pedras expelidas em 78% dos casos
acupuntura: cura obtida em 90% dos casos
retenção urinária traumática eficácia superior à medicação convencional
incontinência melhora significativa
infecção urinária recorrente desobstrução do trato urinário em 85% dos casos

Afecções do sistema circulatório:
síndrome de raynaud (mãos e pés frios) melhora significativa
aumento considerável do fluxo sanguíneo
flebite melhora significativa
dor em tromboangite eficácia em 93% dos casos
excesso de gordura no sangue diminuição em 90% dos casos

Afecções do sistema nervoso:
enxaqueca eficácia em 80% dos casos
tontura eficácia em 75% dos casos
neuralgia do trigêmeo efeito analgésico em 100% dos casos
neuralgia (dor dos nervos) efeito analgésico em 100% dos casos
dor radicular (raízes dos nervos) laser-acupuntura: melhora significativa
distrofia reflexa do simpático melhora razoável
bexiga neurogênica eficácia consideravelmente mais rápida que o tratamento convencional
lesão crânio-cerebral cura obtida em 86% dos casos
arteriosclerose eletro-acupuntura: aumento da memória, da inteligência e da capacidade de cuidar de si mesmo em 68% dos casos
coma recuperação em 59% dos casos
AVC – seqüela: hemiplegia recuperação em 66% dos casos
AVC – seqüela: perda da força muscular recuperação em 75% dos casos
AVC – seqüela: desvio da boca e paralisia da fala recuperação em 76% dos casos
AVC – seqüela: dificuldade de articular palavras eficácia em 90% dos casos
paralisia facial acupuntura: cura obtida em 77% dos casos
acupuntura c/ transfixação de pontos: cura obtida em 91% dos casos
acupuntura c/ sangria: cura obtida em 96% dos casos
paralisia causada por poliomielite eficácia superior à medicação convencional
febre hemorrágica epidêmica moxa: regula a micção, cura a perda de proteína pela urina e reduz o inchaço dos rins

Afecções do sistema endócrino:
obesidade supressão do apetite em 95% dos casos
diabetes mellitus redução do açúcar do sangue em 20% dos casos

Afecções dos órgãos dos sentidos:
olhos sensibilidade melhora em 50% dos casos
dor eliminação da dor em 90% dos casos
secura nos olhos aumento significativo dos fluidos dos olhos
conjuntivite melhora razoável
vista turva cura obtida em 50% dos casos
daltonismo discriminação das cores melhorou após 3 cursos de tratamento de 7-12 dias cada
ouvidos ataque súbito de surdez eficácia em 90% dos casos após 2 semanas
zumbido eficácia em 23% dos casos (superior à medicação convencional)
nariz sangramento nasal cura obtida em 85% dos casos
sinusite e obstrução nasal melhora significativa
boca excesso de salivação diminuição da saliva em 97% dos casos
falta de salivação aumento significativo da saliva
inflamação na gengiva melhora razoável
dor de dente pós-tratamento efeito analgésico com duração de 24 a 48 horas
dor de dente pós-cirurgia efeito analgésico com duração de 2 a 3 horas
dor de dente após extração melhora significativa

Afecções da cabeça:
dor de cabeça shiatsu / tuina: alívio imediato em 48% dos casos
acupuntura: alívio imediato em 66% dos casos
eletro-acupuntura: alívio imediato em 80% dos casos
diminuição da freqüência em 50% dos casos
alteração significativa no exame de eletromiografia
dor crânio-mandibular acupuntura tradicional: eficácia similar ao tratamento convencional (imobilização)
acupuntura intradermica: eficácia em 60% dos casos
disfunção da ATM eficácia similar ao tratamento convencional
espasmo facial shiatsu / tuina: eficácia em 40% dos casos
acupuntura: eficácia em 70% dos casos

Afecções psíquicas e psicossomáticas:
depressão eficácia similar à medicação convencional, mas sem efeitos colaterais
ansiedade eficácia superior à medicação convencional
insônia o sono foi totalmente normalizado em 98% dos casos
síndrome do stress competitivo eficácia em 93% dos casos
esquizofrenia laser-acupuntura: eficácia superior à da medicação convencional (78% dos casos)
retardo mental aumento de 21% no quociente de inteligência
aumento de 18% na adaptatividade social

Afecções masculinas:
impotência sexual (não orgânica) eficácia em 60% dos casos
ejaculação precoce eficácia em 83% dos casos
inflamação na próstata alívio dos sintomas e melhora das funções sexuais superior à medicação convencional

Afecções femininas:
TPM alívio completo dos sintomas, sem recorrência por 6 meses, em 92% dos casos
dor menstrual melhora em 91% dos casos
cistite moxa + shiatsu / tuina: eficácia em 88% dos casos após 1 a 2 meses de tratamento
obstrução da trompa cura obtida em 81% dos casos
policisto no ovário cura obtida em 94% dos casos
infertilidade eficácia em 75% dos casos
menopausa massagem + ventosa: eficácia em 77% dos casos

Gestação e amamentação:
enjôo acupressura: melhora em 20% dos casos
acupuntura: melhora em 69% dos casos
moxa: melhora em 97% dos casos
correção da posição do feto moxa: eficácia em 93% dos casos (aumenta atividade fetal e encaixa a cabeça do bebê)
indução ao parto a dilatação do útero foi similar à oxitocina
as contrações uterinas foram inferiores à oxitocina
dor do parto efeito analgésico considerado bom
lactação deficiente eletro-acupuntura: aumento da lactação em 92% dos casos

Afecções infantis:
diarréia 1 dia de tratamento: cura em 82% dos casos
3 dias de tratamento: cura em 98% dos casos
coqueluche cura obtida em 98% dos casos
convulsão convulsões cessaram em 98% dos casos após 2 min de se colocar as agulhas
obesidade infantil redução significativa dos níveis de gordura, glicose, hidrocortisona e tri-iodo-tironina
pós-entubação operatória redução significativa do espasmo da laringe (5% dos casos)
encefalite viral (estágio terminal) acupuntura + medicação: eficácia em 82% dos casos

Dependência química:
álcool diminui a necessidade de ingerir álcool
tabaco aumento na vontade de não fumar em 13% dos casos
redução no hábito de fumar em 20% dos casos
redução no prazer de fumar em 70% dos casos
cocaína diminuição dos sintomas da abstinência em 44% dos casos
heroína diminuição dos sintomas da abstinência (anorexia, suor espontâneo e insônia)
redução da freqüência do uso de heroína
desintoxicação de álcool redução do álcool no sangue
desintoxicação de tabaco redução da concentração de nicotina

Pós-operatório:
convalência efeito analgésico superior e mais rápido que a medicação convencional
mal-estar e vômitos eletro-acupuntura: efeito inferior à medicação convencional (50% dos casos)
acupuntura: efeito similar à medicação convencional (90% dos casos)
cirurgia de amídalas alivio significativo da dor e da salivação
acelera a cicatrização
cirurgia de hemorróidas melhora da dor e do desconforto em 77% dos casos
cirurgia de artroscopia alivio significativo da dor
cirurgia cerebral cura dos sintomas em 86% dos casos
dor do pós-operatório reduz pela metade a quantidade de analgésicos narcóticos (ex. morfina)
dor após exame de endoscopia eficácia similar à medicação, mas sem efeitos colaterais
recuperação ganho de força muscular e de movimentos em 93% dos casos após 10 dias de tratamento

Câncer:
reações adversas ao tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia náuseas, vômitos e falta de apetite foram eliminadas em 93% dos casos
tontura e cansaço foram minimizadas consideravelmente
perda de leucócitos acupuntura: aumento dos leucócitos em 87% dos casos
moxa: aumento dos leucócitos em 90% dos casos
dor causada por câncer analgesia imediata: efeito em 70% dos casos (similar à medicação convencional)
analgesia prolongada: efeito em 92% dos casos (superior à medicação convencional)
Postado por Lucienne Guedes Paiva às 04:57 0 comentários

sábado, 1 de janeiro de 2011

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

terapia alimentar chinesa

A alimentação chinesa é muito importante, pois existem alimentos que nos fazem bem e outrosa que nos fazem mal, é muito importyante conhecer os alimentos iang e os yng, assim podemos equilibrar as energias e manter nosso corpo em harmonia.
GRUPO A
YANG

Arroz
Pães
Massas
Bolos
Biscoitos
Doces
Centeio
Mandioquinha
Beterrraba
Maisena Chocolate
Batata
Aipim
Inhame
Trigo
Farinha de mandioca
Farinha de trigo
Aveia
GRUPO B
YIN

Carnes Vermelhas
Carnes de Soja
Peixes
Lula
Mariscos
Ovas de peixes
Lagosta
Cação Camarão
Frango
Siri
Ovos
Requeijão
Queijos
Presunto
Peru
Sopa
Miudos

GRUPO C
(Neutros)

Alface
Agrião
Almeirão
Acelga
Aipo
Chicória
Couve
Couve-de-Bruxelas
Espinafe
Mostarda
Repolho
Alho-poró
Bertalha
Rúcula
Abobrinha Vagem
Tomate
Pepino
Chuchu
Cenoura
Nabo
Rabanete
Brotos
Aspargo
Brócolis
Couve-flor
Alcaxofra
Beringela
Jiló
Abóbora
GRUPO D
YANG

Abacaxi
Laranja
Cajú
Mangaba
Damasco
Abricó
Maracujá
Morango
Ameixa
Maçã
Cereja
Nêspera
Carambola
Pitanga
Graviola
Goiaba .... Framboesa
Romã
Graviola
Pêra
Pêssego
Tamarindo
Jabuticaba
Uva
Pecan
Uva Passa
Abacate
Acerola
Amora
Açai
Banana
Caqui

Numa mesma refeição,
faça as seguintes
parcerias entre os grupos:
A+C+D ou B+C